sábado, 26 de novembro de 2011

MUNICÍPIO DO Paulista receberá primeiro posto de entrega de armas do Estado

O município de Paulista inaugura, na próxima segunda-feira (28), o primeiro posto municipal de entrega voluntária de armas de Pernambuco. A unidade vai funcionar no Forte de Pau Amarelo. Atualmente, apenas a sede da Polícia Federal faz esse tipo de serviço. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça, Governo do Estado e Prefeitura de Paulista
O serviço de entrega voluntária de armas de fogo vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A pessoa não precisa revelar sua identidade nem a origem do armamento. No ato do recebimento, o funcionário da prefeitura vai inutilizar a arma na frente do proprietário e efetuar o cadastro na Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública (Infoseg).
Depois que arma é entregue, o entregador receberá um boleto que autoriza o saque em qualquer agência do Banco do Brasil a quantia em dinheiro que varia de R$ 100 a R$ 300. O valor depende do calibre da arma. As equipes do posto de entrega contarão com o suporte da Polícia Militar. As armas recolhidas serão repassadas ao Exército Brasileiro e transformadas em limalha.
Estatísticas - Dados da ONG MovPaz revelam que a América Latina tem apenas 13% da população mundial, mas responde por 42% dos homicídios por arma de fogo no mundo. Dos 13 países com mais violência armada, e sem conflito bélico, 12 se encontram nas Américas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um estudo e apontou que no ano de 2005, o Brasil foi campeão mundial em mortes por arma de fogo. Mais de 50 mil pessoas foram vítimas de assassinatos. Ainda hoje, a cada 15 minutos um brasileiro é morto por arma de fogo. Cerca de 38 mil pessoas são assassinadas por ano no País.
No ano de 2010, foram registrados 3.436 homicídios em Pernambuco. Isso representa 39,6 pessoas mortas para cada 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário