sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Telefones celulares podem proteger contra Alzheimer, indica estudo

Passar os dias falando ao telefone celular pode proteger contra o mal de Alzheimer e mesmo fazê-lo retroceder, segundo um estudo realizado com ratos e publicado nesta quarta-feira nos Estados Unidos.

Os pesquisadores expuseram cerca de uma centena de ratos a ondas eletromagnéticas emitidas por telefones móveis durante uma ou duas horas diárias durante sete a oito meses.

Grande parte dos roedores foi geneticamente modificada para desenvolver um quadro equivalente ao do mal de Alzheimer e problemas de memória ao envelhecer, enquanto os outros foram mantidos normais e não mostravam nenhuma predisposição genética à doença.

Leia mais blogdoandrecafe

Agentes penitenciários encontram 10 peras recheadas com serras

Agentes penitenciários encontraram 10 peras recheadas com serras no complexo penitenciário de Florianópolis no fim da manhã desta quinta-feira.

De acordo com o chefe de segurança do presídio, a instituição recebeu uma denúncia de que seriam enviadas frutas com material suspeito por um Sedex.

Os agentes receberam a correspondência e perceberam que havia 10 peras na correspondência. Abriram a primeira fruta e encontraram uma serra de oito centímetros. Depois, abriram as outras e acharam mais nove serras com o mesmo tamanho.

Segundo a polícia, as frutas foram enviadas pela irmã de um preso. Foi registrado um boletim de ocorrência na 5ª Delegacia de Polícia sobre o caso. A Justiça também será comunicada sobre o envio das serras.
Leia mais aqui

Cinco municípios do Estado ganharão juizados de violência contra a mulher

Mulheres ganharão nova arma para combater a violência em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife. Nesta sexta-feira (8), o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o desembargador Jones Figueirêdo, assina convênio com o Ministério da Justiça para a criação de juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O ato acontece no Palácio da Justiça, com a presença da secretária Especial da Mulher, Cristina Buarque.

As novas unidades serão instaladas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. O projeto terá recursos de cerca de R$ 2 milhões, do Ministério da Justiça e R$ 27,703 do TJPE. Cada juizado terá jurisdição em duas ou mais cidades da RMR.

A intenção é diminuir a criminalidade contra a mulher e agilizar os processos apresentados ao TJPE. Esses municípios foram escolhidos por estarem localizados na área do Estado onde existem mais ocorrências de violência doméstica contra a mulher.
Fonte - JC

Menina de 16 anos fica presa 23 dias com adultas no Pará

O governo do Pará analisa as circunstâncias da prisão de uma adolescente de 16 anos junto de outras adultas no Centro de Recuperação Feminino de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Segundo a Globonews, a jovem foi autuada por tentativa de furto, mas estava sem documento no momento da prisão.

Quando foi levada ao centro prisional, a jovem teria dito que seria menor de 18 anos. No entanto, segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), exames apontaram que ela teria entre 18 e 19 anos. O governo afirma que ela não dividiu cela com outras detentas. Porém, o Conselho Tutelar afirma que ela só foi transferida de cela após ser agredida por outras presas.
Fonte - terra