quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PEC-308 NÃO SERÁ VOTADA ESTE ANO

A Coordenação Nacional de Mobilização pela PEC-308 deliberou que esta semana, do dia 09 de dezembro, seria o período ideal para uma grande manifestação em Brasília para pressionar os deputados a por a PEC em votação. No entanto, isso não foi o suficiente para garantir que a proposta da Polícia Penal fosse colocada na ordem do dia ainda neste ano.


Agentes Penitenciários, orientados pela Coordenação Nacional, lotaram a praça dos três poderes em Brasília pedindo a votação da PEC-308. O trabalho de lobby e de pressão aos deputados foi intenso, mas foi perceptível também a falta de interesse dos congressistas em votar essa matéria, por pura disputa de interesses coorporativos.


Enfim, nossa PEC não foi votada esse ano. Em conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer, o mesmo disse aos sindicalistas que a votação da PEC-308, neste ano, não foi possível por acúmulo de pauta, que incluía a matéria do pré-sal e a questão dos aposentados, mas que, logo no início do ano legislativo, em março/2010, a discussão da Polícia Penal será retomada naquela casa legislativa.

Roubo de armas em Salgueiro foi farsa, afirma a polícia

A Secretaria de Defesa Social (SDS) apresentou, na tarde desta quarta-feira (16), o resultado de dois meses de investigações sobre o roubo de 62 armas em Salgueiro, no Sertão do Estado, ocorrido em 14 de outubro deste ano. O inquérito revela que tudo não passou de uma farsa para encobrir o verdadeiro objetivo da ação: a venda das armas roubadas. Cinco pessoas foram indiciadas, entre elas um capitão da PM e seu irmão, que já estão presos.Três suspeitos continuam foragidos.



As informações foram repassadas pelo delegado responsável pelo caso, Cláudio Castro, que estava acompanhado do secretário em exercício de Defesa Social, Cláudio Lima, e do diretor geral de Operações da Polícia Militar, coronel Paulo Dantas.



De acordo com o delegado, das cinco pessoas indiciadas por participação no roubo das armas do 8° BPM de Salgueiro, no Sertão do Estado, nos dias 13 e 14 de outubro deste ano, duas estão presas. São elas o capitão da Polícia Militar, Marcos Vinícius Barros dos Santos, do 8° BPM de Salgueiro, e o irmão dele, Carlos Henrique Barros dos Santos. Os outros três suspeitos estão foragidos.



Na primeira versão apresentada à polícia, logo após o roubo, o capitão da PM Marcos Vinícius disse que três bandidos armados com pistolas entraram na casa dele, fizeram a mulher e filha menor de idade reféns e exigiram que conseguisse armas. No depoimento, ele disse que pegou carro e foi a quatro pelotões da PM de cidades vizinhas e recolheu pistolas, fuzis e metralhadoras.



Mas para o delegado que comandou as investigações não há dúvidas de que o capitão tramou tudo e que o sequestro da família não passou de uma farsa. “Não a dúvidas que ele teve participação direta no crime. A armação montada por eles tinha o objetivo de encobrir o real objetivo da ação, que era vender as armas roubadas. Segundo o irmão do capitão, eles já haviam planejando o roubo há quase três meses”, disse o delegado.

Fonte - globo.com