quarta-feira, 11 de abril de 2012

Presos de Itamaracá serão transferidos para Itaquitinga em outubro

Os presos das penitenciárias de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, devem mudar de endereço a partir de outubro. Eles vão ocupar o conjunto de presídios que está sendo construído em Itaquitinga, a 72 quilômetros do Recife. Serão três presídios de regime fechado e dois de semiaberto. A capacidade total é de 3.126 mil presos.
“Nós estamos hoje com, aproximadamente, 4 mil presos em Itamaracá. Itaquitinga vai receber 3.126 presos. Nós temos, inicialmente, 200 presos que vão permanecer em Itamaracá. Com isso, nós vamos fazer um trabalho para não ter mais regime semiaberto em Itamaracá. E para resolver a questão do regime fechado daqueles que vão permanecer em Itamaracá, vai haver desapropriações em Araçoiaba, onde vamos construir unidades prisionais. Depois de Itaquitinga e Araçoiaba, não vai haver mais presos em Itamaracá”, afirma o secretário estadual de Ressocialização de Pernambuco, coronel Romero Ribeiro.
O Centro Integrado de Ressocialização está surgindo no meio do canavial, na Zona Rural de Itaquitinga, na Mata Norte do Estado. Além dos pavilhões que vão receber os presos, também estão sendo construídos alojamentos para a Polícia Militar e agentes penitenciários.
Tudo está sendo feito seguindo um rigoroso esquema de segurança e o modelo é inspirado em presídios americanos e europeus. 1.500 homens estão trabalhando no local. O custo da obra, numa parceria público-privada, é de R$ 350 milhões, sendo 30% do Governo do Estado e 70% de uma empresa privada que venceu a licitação.