terça-feira, 18 de maio de 2010

Acidente com viatura da Seres deixa dois mortos em Bezerros

Uma viatura da Secretaria de Ressocialização (Seres) do Governo do Estado, onde estava o diretor de um presídio, atropelou e matou dois homens na noite desse domingo (16), no Km 98 da BR-232, em Bezerros, no Agreste pernambucano. As vítimas, Weidson José Lopes da Silva, 24 anos, e Ricardo José da Silva, 34, estavam saindo do Bar do Bode, por volta das 18h, quando foram atingidos pelo veículo da Seres, um Gol de placa KLN-1597. O Corpo de Bombeiros foi chamado para prestar socorro, mas já encontrou a dupla sem vida.

O agente penitenciário que dirigia o veículo, Adriano da Mata Ribeiro, não parou para prestar socorro. Ele foi detido pela polícia cerca de dez minutos após a colisão e encaminhado para a Delegacia de Gravatá, onde foi autuado por homicídio culposo pela delegada Alessandra Elihimas. Adriano pagou fiança de R$ 600 e vai responder ao processo em liberdade.

No carro, também estavam o diretor do presídio de Vitória de Santo Antão, Lívio Amorim, e o agente penitenciário Mário Alves. Segundo Lívio, os três voltavam de Caruaru, onde haviam deixado outro agente, para a unidade prisional de Vitória. “Ouvimos um barulho, mas não percebemos que tínhamos batido em alguém. Depois de uns dez minutos, paramos para ver avaliar o estrago no carro. Foi aí que uma guarnição da Polícia Militar chegou e falou do atropelamento”, conta. Em seguida, os três foram levados à Delegacia de Gravatá, onde prestaram depoimento.

Ainda de acordo com Lívio, Adriano trabalhou normalmente hoje. “A Seres vai abrir sindicância interna e processo administrativo por causa da batida”, informou.

Leia mais aqui

Lado a Lado, com o detento

A Polícia Militar prende um meliante em flagrante delito, registra a ocorrência e o leva a Delegacia mais próxima do evento, gastando umas duas horas. Chegando a Delegacia entrega-o aos Agentes da Polícia Civil, que levam aproximadamente três a quatro horas para confeccionar o auto de prisão e o transferem para o COTEL. A partir deste momento o preso fica a disposição da Justiça e daí por diante sob a guarda dos Agentes de Segurança Penitenciária.

Dependendo do andamento do processo no Sistema de Justiça Criminal de Pernambuco, considerado o mais lento do Brasil, o recluso poderá aguardar seu julgamento por uns dois a quatro anos e se condenado, poderá também ficar preso por uns dez anos ou mais, dependendo da sentença. Observamos que desde sua prisão realizada pela PM, mais o tempo que passou na Delegacia, ele ficou sob a tutela dos PMs e da PC umas seis horas, logo tira-se a conclusão que o criminoso fica muito mais tempo sob a guarda dos ASPs, ou seja de um ano até algumas décadas.

Não é justo que os Agentes Penitenciários, integrantes da força de Segurança Pública do Estado e do País, percebam a menor remuneração atualmente na Segurança do Estado de Pernambuco.

Por Zé Carlos

CONVOCAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO

Informa que apesar dos constantes contatos com a Supervisora de recursos humanos, a Sra. Marta Geraldine, recebeu a informação dos servidores do SRH, que o pessoal estava sendo enquadrado apenas no tempo de serviço de Estado. O representante da ASPEPE nomeado como membro da Comissão Administrativa comunicou aos servidores que o devido processo adotado pela Supervisora estava equivocado.

Diante o exposto, os companheiros da ASPEPE entrou em contato com a Administração que confirmou o nosso posicionamento. A Secretaria de Administração informou que o Enquadramento é por Tempo de Serviço Público prestado contando o tempo de União, Estado e Município, como também confirmou que deve ser contado qualquer serviço público como:

1- Fundações, Autarquias, Empresas públicas e Economia Mista.

Sendo assim, convocamos uma mobilização em frente a Secretaria Executiva de Ressocilização.

Caso nada seja resolvido vamos parar todos as Unidades Prisionais do Estado; até ser resolvido essa questão "SUPER COMPLEXA".

Assim com é difícil resolver essa questão, também é muito difícil para nós Agentes Penitenciários fazer escoltas, totalidades, custódias e conter motins com um efetivo de oitocentos humens para mais de 16.000 detentos.

LOCAL: SECRETARIA EXECUTIVA DE RESSOCIALIZAÇÃO
HORÁRIO: 14:00 HORAS
DATA: 20 DE MAIO DE 2010( QUINTA FEIRA)