sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Concurso Público para provimento de Cargos de Juiz Federal


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que abrange os estados do Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, abriu concurso para 85 vagas de juiz federal substituto. O salário é de R$ 23.997,18.
No site do Cespe, é possível ver o edital (acesse o edital).
Os candidatos devem ter nível superior em direito no mínimo há 3 anos e pelo menos 3 anos de atividade jurídica.
A inscrição preliminar deve ser feita pelo site: http://www.cespe.unb.br/concursos/trf5_14_juiz, de 19 de novembro a 18 de dezembro. A taxa é de R$ 239,00.
A seleção terá prova objetiva seletiva, duas provas escritas, sindicância de vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico prova oral e avaliação de títulos.

Secretário da Seres recebe o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária

O Secretário Executivo de Ressocialização, Humberto Inojosa, e o Chefe de Gabinete, Edvaldo Vitório, receberam,na última segunda-feira (17/11/2014), o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Pernambuco, a Associação dos Agentes Penitenciários, assim como o Gestor do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, José Sidnei e ASP’s que estão exercendo suas funções no PJALLB e o Gerente de Operações de Segurança Penitenciária, ASP Charles Belarmino.
Na oportunidade, diversos assuntos de interesse da SERES e dos Agentes foram debatidos, tais como as revistas, situação das viaturas, necessidade de contratação de novos Agentes Penitenciários e o POP (Procedimento Operacional Padrão), publicado pela Portaria SERES nº 623, de 26 de agosto de 2014, Boletim Interno nº 67/2014. Em especial, foi discutida a criação da Central de Custódias. Central esta que é um pleito do Sindicato e da Associação, encampado pelo Secretário, por entender a importância desse serviço nas ocasiões em que os apenados são custodiados em hospitais e clínicas, sem comprometer a segurança das Unidades Prisionais.

Fonte-seres

Tumulto na Colônia Penal Feminina do Recife

Um tumulto foi registrado na manhã desta quarta-feira (19) na Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, Zona Oeste da capital. As internas colocaram fogo nos colchões e em entulhos, próximo a uma área onde há gás. Com isso, o Corpo de Bombeiros foi acionado.
Cerca de 30 policiais entraram na Colônia Penal, com bombas de efeito moral e armas com balas de borracha para controlar a confusão. "Entramos lá e vimos um cenário de guerra, mas com a negociação e ação dos nossos policiais, conseguimos contornar essa situação. Foram entre 2 e 3 horas de intervenção. O Choque chegou a ser chamado, mas não precisou ser usado", contou Eduardo Amorim, comandante do 22º Batalhão da PM.
O tumulto começou por volta das 8h, segundo a Polícia Militar. Na última terça-feira (18), uma detenta teria sido levada para o castigo e teria sido agredida por agentes penitenciários, enquanto nesta quarta-feira (19), no café da manhã, houve um tumulto porque algumas presas não quiseram voltar para as celas.
Durante toda a manhã, a movimentação foi grande, com policiais do Batalhão de Choque entrando e saindo da Colônia Penal Feminina. Quando eles passaram pelo portão central, foi possível observar que estavam fortemente armados, inclusive portando bombas de efeito moral. Duas ambulâncias foram acionadas e fizeram o resgate das presas feridas.     
O juiz Luiz Rocha, da Vara de Execuções Penais, e integrantes da Pastoral Carcerária permanecem no presídio. Muitos parentes seguem do lado de fora, aguardando notícias das detentas. Cinco mulheres foram socorridas para unidades de saúde próximas. Quatro delas, com idades entre 18 e 38 anos, deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá e encontravam-se estáveis, segundo a unidade de saúde.

Questionado sobre os abusos que as detentas diziam sofrer, o superintendente de segurança do Sistema Penitenciário, Clinton Dias Paiva, disse que "a Secretaria de Ressocialização vai abrir um procedimento administrativo para apurar tudo isso que aconteceu, não só com o que foi dito pelos Agentes, mas pelas detentas também". Ele informou ainda que as visitas do fim de semana estão mantidas.
Veja o vídeo: