quarta-feira, 17 de junho de 2009

Candidato é preso ao tentar fazer a prova para agente penitenciário por outra pessoa

A Consulplan, empresa que organizou o concurso de Agente Penitenciário do Rio Grande do Norte, avaliou como tranquilo o processo seletivo realizado na tarde de domingo. Foi registrado apenas um caso relevante de tentativa de fraude, em Pau dos Ferros. Israel Rodrigues de Melo foi detido em flagrante ao tentar fazer a prova em nome de João Batista Domingues da Silva.

“Houve apenas esse incidente em Pau dos Ferros. Fora isso não tivemos nenhum problema, o esquema de segurança montado pela Consulplan em parceria com as polícias militar e civil do RN foi bastante positivo. Outros candidatos também foram eliminados por tentativa de fraude, mas nada grave”, disse o diretor da Consulplan, Élder Abreu.
Israel Rodrigues de Melo vai aguardar o julgamento preso na delegacia de Pau dos Ferros. “Ele vai responder por estelionato e uso de documento falso e permanecerá preso porque o crime não cabe fiança. Apesar de ser bacharel em Direito, ele não apresentou nenhum certificado que comprove o título, portanto está em uma cela comum”, disse o policial de plantão da Delegacia de Pau dos Ferros, Thiago Aragão. Todos os casos envolvendo tentativas de fraudes e prisão, estão a cargo da polícia civil do RN.

Com relação ao índice de faltosos, foi registrado aproximadamente 10% de ausência. O gabarito oficial foi divulgado na tarde de ontem e está disponível no www.consulplan.net. Segundo Élder Abreu, os candidatos que quiserem entrar com recurso tem até às 14h de hoje para fazer o pedido, também através do site da Consulplan.

O concurso para agente penitenciário foi considerado um dos mais concorridos do Estado. Mais de 20 mil candidatos disputaram 400 vagas, o que gerou um concorrência de 50 pessoas por vaga.

Em nota oficial a Consuplan informou que “o uso dos detectores de metais na entrada das salas de provas permitiu a eliminação de um candidato que conseguiu burlar a segurança, sendo pego portando celular na sala onde realizava sua prova”.

Ainda segundo a nota, os banheiros foram vistoriados constantemente e dois celulares foram apreendidos escondidos atrás de portas papéis, assim como colas impressas atrás de vasos sanitários.

A remuneração inicial será de R$ 1.470,00 para o cargo que exige ensino médio completo. As vagas serão destinadas às penitenciárias estaduais localizadas em Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas. Quando contratados, os agentes trabalharão por oito horas diárias e/ou escala de plantão, no regime de 24/72 horas.
Fonte - tribunadonorte

Agentes ameaçam decretar greve

Cerca de 870 agentes penitenciários do Estado poderão decretar greve hoje. Isso vai depender de uma assembleia que a categoria irá realizar durante toda a manhã desta quarta-feira, para discutir o não-cumprimento do acordo coletivo feito com o Governo do Estado, no ano passado. Nas 17 unidades prisionais de Pernambuco grupos de servidores irão discutir e elaborar documentos individuais, elencando os principais problemas de cada cadeia ou presídio. Depois disso, será criado um documento único para ser entregue à Secretaria de Ressocialização (Seres).


Os agentes penintenciários reivindicam a criação de um Plano de Cargo, Carreira e Vencimento (PCCV), realização de concurso público e melhoria de condições de trabalho, além da melhoria da estrutura física das unidades. “Estamos tentando dialogar com o Governo do Estado, mas está difícil”, critica o presidente da Associação dos servidores do sistema penitenciário do Estado de Pernambuco (Aspepe), Nivaldo Junior.


Segundo ele, o número de 870 agentes penitenciários é insuficiente para cobrir todas as 17 unidades prisionais. “O número suficiente seria de cinco mil servidores. Deveríamos ficar responsáveis pela guarda interna e externa dos presídios, mas não há condições”. Segundo a Aspepe, o salário base de um agente penitenciário hoje, é de R$ 589.


Em nota oficial, a assessoria de Imprensa da Secretaria de Administração do Estado (SAD) esclareceu que o governo vem mantendo constantes reuniões com as entidades sindicais e que, na próxima segunda-feira, está agendada uma nova reunião. Diante mão, a SAD esclarece que está se esforçando para garanitr reajustes salariais já firmados com as diversas categorias até o ano de 2010.
Fonte - folhape