segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Tumulto na Penitenciária Professor Barreto Campelo foi causado por briga entre detentos do pavilhão C

Briga entre presos na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, na noite deste domingo (8), deixa um morto e outros três feridos. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) o desentendimento ocorreu após o término do horário de visitas no Pavilhão C.
A vítima foi José Nazareno da Silva Marinho, de 26 anos, natural de Timbaúba, que cumpria pena por homicídio. A perita Vanja Coêlho informou que o corpo foi encontrado na área externa da penitenciária, apresentava inúmeras perfurações e estava parcialmente carbonizado.
Segundo o presidente do sindicato dos Agentes Penitenciários, Nivaldo de Oliveira Jr, um dos ferimentos teria sido causado por arma de fogo, disparada pelo chaveiro do pavilhão.
"José Nazareno era malquisto e estava envolvido em uma disputa de poderes dentro do pavilhão", esclareceu a delegada do DHPP Verônica Azevedo. Os detentos feridos foram Marciano Caetano da Silva e Murilo Sérgio de Assis, socorridos para a UPA de Igarassu. O terceiro preso, Joanathan Rafael da Silva, foi atendido na própria unidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros, houve um princípio de incêndio na unidade prisional, às 18h, que foi rapidamente controlado. O Corpo de Bombeiros usou duas viaturas de combate a incêndios e outras duas de atendimento pré-hospitalar.
Nivaldo de Oliveira Jr defende que um segundo conflito em menos de quinze dias na Barreto Campelo comprova que é necessário pelo menos 60 agentes para vistoriar os pavilhões. "O estado está refém dos presos", disse. "Os agentes não têm como garantir a inexistência de armas porque as guaritas estão desguarnecidas".
Em Limoeiro a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) investiga o assassinato de um detento, morto a facadas no final da tarde do sábado (7) na Penitenciária Doutor Enio Pessoa Guerra, em Limoeiro, Agreste de Pernambuco. O crime teria acontecido durante uma briga entre os presos, logo após o horário de visitas. Valdeildo Alves de Freitas chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital da cidade. O suspeito, identificado como Antônio Evaristo da Silva, foi encaminhado para a delegacia do município, para ser autuado em flagrante.
Cerca de 120 detentos da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, encabeçaram uma rebelião no último dia 20 de janeiro. Os reeducandos subiram no telhado da unidade e levantaram faixas e cartazes pedindo agilidade nos julgamentos dos processos.
Somente neste ano já foram registrados quatro mortes de detentos e um policial militar em Pernambuco.