sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PR: fim da rebelião

A rebelião na Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), no Paraná, chegou ao fim, após 46 horas marcadas por momentos de tensão. Segundo o tenente Fabio Zarpellon, da Polícia Militar, às 10h desta quarta-feira, 15, iniciou-se o processo de rendição. "Poderemos considerar como final da rebelião o momento em que todos os reféns, tanto agentes quanto alguns presos, forem liberados e a polícia checar toda a área", disse.
Entre as exigências feitas pelos presos está a remoção de 28 detentos para unidades prisionais do Estado e também de Santa Catarina, que deve acontecer até o final do dia. Os perfis desses criminosos transferidos, porém, não foram detalhados pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju).
No primeiro dia, autoridades informaram extraoficialmente que os líderes pudessem pertencer a alguma facção criminosa ou fossem alguns dos presos transferidos de Cascavel após a rebelião ocorrida no mês passado, mas nenhum grupo organizado assumiu a autoria do motim.
A rebelião teve início às 11h30 desta segunda-feira, 13, e foi liderada por 40 presos, que fizeram 12 agentes penitenciários como reféns e outros 60 presos - desse total, três agentes foram liberados, 11 detentos pularam do telhado, dois foram atirados pelos líderes e outro grupo de presos acabou liberado no pavilhão. Os seis presos que continuaram como reféns até o fim do motim cumprem penas por crimes sexuais.
Além da transferência de presos, a troca da direção, o fim a supostos maus tratos e melhorias na alimentação estavam na pauta de exigência dos rebelados.
No início da rebelião, um dos agentes penitenciários foi queimado com cola e outros materiais inflamáveis e teve 40% do corpo ferido Ele precisou ser encaminhado para um hospital próximo e já está liberado.
Quanto aos reféns, os presos fizeram rodízios e a cada hora amarravam algum deles a um para-raios sob a ameaça de serem jogados caso a polícia decidisse invadir o local.
Essa foi a primeira rebelião ocorrida na PIG desde sua fundação, há 15 anos, e já foi considerada uma prisão modelo, pois nela existem atividades de educação, trabalho e ressocialização.
Fonte-dp

Complexo do Curado: nova gestão

O secretário-executivo de Ressocialização, Humberto Inojosa, realizou na tarde desta segunda-feira (13), a segunda mudança na gestão do Complexo Prisional do Curado.
O agente de segurança penitenciária Lucas Lopes da Silva assumiu a gerência do Presídio ASP Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa). Ele substitui Arthur Henrique, que comandava a unidade desde janeiro de 2012.
Lucas Lopes é agente penitenciário desde o ano de 2000. Atualmente, estava trabalhando na Colônia Penal Feminina do Recife. Com ele chega Edvaldo Cláudio Ferreira, que assume a supervisão de segurança da unidade prisional.
Humberto Inojosa e Lucas Lopes percorreram diversos setores do presídio, como a cozinha, a fábrica de material reciclável e a enfermaria. “Vamos prosseguir com o que estiver dando certo e faremos ajustes que forem necessários”, explicou o novo gerente.
A primeira mudança aconteceu na semana passada quando José Sidnei de Souza assumiu o comando no Presídio Juiz Antônio Luis Lins de Barros.

Fonte-seres