sábado, 29 de agosto de 2009

Sociedade no debate sobre segurança

As autoridades policiais de Pernambuco estão confiantes no novo modelo de segurança pública que está sendo proposto pela 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), em Brasília.

A ideia de unir a polícia e a sociedade civil na discussão de combate à criminalidade está sendo apreciada por todos os participantes da Conseg. Para o chefe da Polícia Civil do estado, delegado Manoel Carneiro, a união de todos os segmentos para a elaboração de uma melhor política de trabalho na questão da segurança é fundamental. "A expectativa é das mais positivas, mesmo porque estamos vivenciando a eficiência em Pernambuco, cujo Plano Estadual de Segurança foi elaborado com a participação dos diversos segmentos da sociedade pernambucana", ponderou Carneiro. O Plano de Segurança de Pernambuco, que foi batizado de Pacto pela Vida, foi implantado no estado em maio de 2007 com o objeto de reduzir a criminalidade.

O comandante da Polícia Militar do estado, coronel José Lopes de Souza, também está confiante nas discussões sobre o tema. "É a primeira vez que o governo federal se junta à sociedade para discutir segurança pública em nível nacional. Só esse fato já é uma iniciativa muito importante. Eu acredito que a política de segurança tem que ser voltada para o cidadão, ou seja, a polícia precisa trabalhar as causas da população", destacou Lopes. Ontem, todos os participantes da Conseg participaram das discussões divididas em grupos de trabalhos.


Fonte - DP

Viúva do pugilista Arturo Gatti processará o governo de Pernambuco

A brasileira Amanda Rodrigues entrará na justiça após a morte do ex-pugilista canadense Arturo Gatti, com quem era casada. O ex-campeão mundial morreu no dia 11 de julho, em Porto de Galinhas, e a viúva foi considerada principal suspeita, tendo permanecido presa.

Segundo seu advogado, ela processará o governo de Pernambuco por ter ficado encarcerada. "Amanda Rodrigues decidiu entrar com uma ação contra o estado de Pernambuco pelos 18 dias de prisão que passou, acusada erroneamente de assassinato", afirmou Célio Avelino.

O advogado afirmou que os documentos necessários para que o processo seja pedido serão levantados nos próximos 20 dias.

Um dia depois da morte de Arturo Gatti, a polícia local acusou Amanda Rodrigues de ter assassinado o ex-pugilista enquanto ele dormia, bêbado, estrangulando-o. No entanto, no dia 30 de julho, as investigações concluíram que o ex-campeão mundial cometeu suicídio. A brasileira foi solta.
Fonte - uol