sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Presos do Aníbal vão para Barreto: os Agentes de lá que se virem!

Cerca de 300 presos, entre eles os acusados de matar a turista alemã Jenniffer Kloker, Pablo e Ferdinando Tonelli, além de Alexsandro Neves dos Santos, foram transferidos do Presídio Professor Aníbal Bruno, no Recife, para a Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá. De acordo com o superintendente de Segurança Penitenciária da Seres, coronel Francisco Duarte, o objetivo da ação, que foi realizada em agosto, é diminuir a população carcerária da unidade durante a reforma que está sendo feita no local. Ainda de acordo com o superintendente, o pavilhão “J” teve que ser desocupado para reforma. Para isso, a Seres solicitou uma ordem judicial aos juízes das 1ª e 2ª Vara de Execução Penal, respectivamente, Adeíldo Nunes e Cícero Bittencourt, para permitir, extraordinariamente, a transferência. A ação é provisória e deve garantir mais conforto aos apenados. “Essa é uma ação em caráter excepcional, uma vez que a Barreto é uma unidade apenas para presos que já foram sentenciados”, explicou ele.

Até o dia de ontem, 4.786 homens estavam reclusos no Aníbal, onde esperam por um julgamento. A unidade tem capacidade apenas para 1.448 pessoas. Já a Barreto Campelo tem capacidade para 1.140 pessoas, e até esta quarta, 1.855 cumpriam pena na unidade prisional. “Ou seja, enquanto o deficit no Aníbal é de 3.338 vagas, na Barreto é de 709. Por isso, a unidade prisional de Itamaracá se tornou a melhor escolha”, explicou o coronel, que reforçou ainda que a transferência não atrapalhará o acompanhamento dos presos às audiências em suas respectivas comarcas.

Com a reforma, o Aníbal Bru¬no será dividido em três unidades, aumentando a sua capacidade para quase quatro mil presos. A expectativa é que as obras sejam concluídas em junho do próximo ano. Um muro de seis metros de altura vai dividir os pavilhões que existem atualmente. Estão sendo construídas para cada unidade, salas de aula, espaço para desenvolver trabalhos remunerados, quadra poliesportiva, consultórios médico e odontológico. Até o final do ano, devem ser inauguradas duas unidades, a Frei Damião de Bozano e a Agente Penitenciário Marcelo Francis, cada uma delas com quatro pavilhões. A terceira parte, a Juiz de Direito Antônio Alencar, deve ficar pronta no meio do ano que vem. Cada presídio ficará com, aproximadamente, 1,2 mil homens.

Aníbal Bruno: baile funk toma conta da cadeia

O vídeo de um baile funk realizado dentro do Presídio Professor Aníbal Bruno, no Recife, está sendo investigado pela Secretaria de Ressocialização. A denúncia foi feita pelo programa Brasil Urgente, com Cardinot, na TV Clube/Band, que veiculou as imagens ontem. No vídeo, gravado a partir de um celular, um detento - que se intitula Mc Taz - aparece cantando no microfone instalado em um amplificador de som. A letra cita diversos bairros do Recife, Olinda e Jaboatão, afirmando que o grupo comanda as áreas. Durante a música, vários presos dançam e um deles mostra um copo com bebida para a câmera.

O superintendente de Segurança Penitenciária, coronel Francisco Duarte, afirmou que o diretor do Aníbal, coronel Geraldo Severiano, já identificou os presos que aparecem no vídeo - eles prestaram depoimento ontem - e reconheceu o local como sendo o pavilhão Q. “O fato do preso estar se divertindo, dançando, cantando não é errado. Não podemos impedir isso, que aliás é contra os direitos humanos. A falta grave é ter entrado e saído um celular, assim como a publicação do vídeo”.

O vídeo foi publicado no YouTube em 18 de junho por uma conta registrada em nome de DJ Gaiato. “Vou repassar isso para a Polícia Civil porque esse DJ tem responsabilidade pela publicação”.

Mais uma mulher tenta entrar com droga na vagina: esse pessoal não aprende

Quando tentava entrar no Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), com cerca de 200 gramas de maconha na vagina, a empregada doméstica Joseane da Conceição Melo, de 39 anos, foi impedida por agentes penitenciários, que notaram o nervosismo e a maneira estranha que ela estava andando. Segundo informações da própria acusada, a droga tinha como destino as mãos do detento Josenildo Fonseca de Azevedo, de 27 anos, que cumpre pena por furto qualificado e tráfico de entorpecentes. Ela foi contratada pela esposa de Josenildo, identificada apenas por Galega. Se obtivesse sucesso na tentativa, receberia uma quantia de R$ 200. O caso foi levado para a Delegacia de Plantão de Paulista.

Joseane contou que fez uso de um lubrificante íntimo para conseguir encaixar o que é conhecido na unidade prisional como “inhame de maconha”. Desajeitada na locomoção por conta da droga, os agentes logo realizaram a abordagem, confirmando a tentativa dela de burlar a segurança do Presídio. Na delegacia, ela disse que precisava muito do dinheiro, pois a mãe passa por uma grave enfermidade e os remédios assim como o tratamento da doença são caros. Apesar dos argumentos apresentados pela suspeita, ele prestou depoimento e foi autuada pelo crime.

Segundo o comissário Emanuel Ribeiro, esse tipo de transporte de entorpecentes visando o interior das penitenciárias do Estado é muito comum nos dias de visita íntima. “É uma prática que está aumentando, chegando até a expor pessoas a situações ridículas e que podem colocar em risco à saúde”, afirmou. Após a confecção do flagrante, Joseane da Conceição Melo foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, Recife, onde ficará aguardando julgamento.