quinta-feira, 2 de julho de 2015

Tumulto entre pavilhões deixa um Agente Penitenciário ferido no Complexo Prisional do Curado

Uma confusão no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, deixou cinco pessoas feridas no começo da tarde da última terça-feira (30). O Agente Penitenciário Djair Medeiros levou um tiro na mão e foi levado ao Hospital Otávio de Freitas, onde passa bem. Além dele, os detentos Rodney Ferreira, Alex José Trajano, Valdélio Lopes Bezerra e Erivan Luiz da Silva também foram feridos e encaminhados ao hospital. O tumulto começou por volta das 13: 00hs, quando reeducandos dos pavilhões A e B entraram em conflito por causas ainda não identificadas.
Segundo informações da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a confusão foi entre os pavilhões A e B do Presídio Agente Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa). O motivo da briga seria uma rixa entre os detentos. Ainda segundo a assessoria de imprensa da Seres, a situação foi controlada. A suspeita é de que o tiro que atingiu o Agente tenha vindo de dentro do pavilhão.
Uma equipe do Grupo de Operações de Segurança da Seres (GOS) esteve no local para garantir a segurança dentro do presídio.
A Seres emitiu uma nota sobre o caso:
A Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES) informa que no início da tarde desta terça-feira (30) ocorreu uma briga por conta de uma rixa entre detentos dos pavilhões A e B do Presídio Agente de Segurança Penitenciária Marcelo Francisco de Araújo (PAMFA).  A situação foi controlada pelos Agentes da própria unidade e pelo Grupo de Operações de Segurança da SERES (GOS).
Um Agente Penitenciário e quatro reeducandos ficaram feridos e foram levados ao hospital. Ficaram feridos o Agente de Segurança Penitenciária Djair Vaz de Medeiros e os detentos Rodney Ferreira Gaião, Alex José Trajano Dantas, Valdélio Lopes Bezerra e Erivan Luis da Silva.
O Grupo de Operações de Segurança da SERES (GOS), juntamente com outros Agentes Penitenciários da unidade realizam, uma revista nos dois pavilhões.
Fonte-jc

Juízes de Pernambuco tem segundo aumento salarial este ano


Sem alarde, ao mandar o projeto concedendo a progressão funcional dos servidores do Judiciário de Pernambuco, o TJPE aproveitou para mandar em paralelo projeto de lei dando aumento para os juízes de primeira instância. O salário inicial dos magistrados é em torno de R$ 20 mil.
É o segundo aumento para a magistratura em 2015.
O objetivo é que a diferença de remuneração entre a segunda instância e a primeira instância caia para apenas 5% (cinco por cento). Atualmente, é de 10% (dez por cento).
Na prática, isso garante aos juízes de primeira instância um aumento de 5% na remuneração, além dos 14% que já garantido em recente aumento, em janeiro de 2015.
O presidente do TJPE, contudo, colocou no projeto de lei que este aumento será escalonado, em três anos. A diferença será reduzida para oito por cento (8%), em agosto de 2015; para seis e meio por cento (6,5%), em agosto de 2016 e para cinco por cento (5%), em agosto de 2017, segundo o texto do projeto de lei.
“Anote-se, neste particular, que quase totalidade dos Estados da Federação já reduziu a diferença de entrância para o mínimo permitido constitucionalmente, a exemplo dos Estados do Ceará, Piauí, Goiás, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Amapá, Espírito Santo, Acre, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia, Rio Grande do Norte e Tocantins. No Estado de Pernambuco, aliás, no ano de 2014, foi editada Lei Estadual que reduziu a diferença entre os subsídios da carreira de do Ministério Público do Estado de Pernambuco, de dez para cinco por cento”, defendeu o desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves no projeto.

Pelo visto, caixa não está sendo mais problema para o TJPE.
Fonte-blogdojamildo