terça-feira, 12 de março de 2013

Deputado Daniel Coelho pede convocação de Agentes Penitenciários


A superlotação das unidades prisionais do estado levou o líder da Oposição, Daniel Coelho (PSDB), nesta segunda-feira (11), a cobrar do governo do estado a contratação de Agentes Penitenciários. O deputado fez uma comparação com governos anteriores e destacou que a população carcerária vem dobrando a cada gestão, mas a quantidade de Agentes não segue o mesmo ritmo. O tucano afirmou que Pernambuco tem 350 Agentes para controlar 27 mil detentos, o que gera uma proporção de 20 presos para cada servidor.
O parlamentar ainda salientou outra prova de falha do sistema carcerário: apenas 10% dos detentos saem recuperados. E afirmou que reconhece os avanços do Programa Pacto pela Vida, mas ressaltou que, no último ano, o Executivo mostrou dificuldade em reduzir a violência. Daniel Coelho cobrou do governo a contratação de Agentes aprovados no último concurso, investimentos em unidades prisionais, e também que reivindique do Judiciário mais celeridade no julgamento de processos.
Betinho Gomes e Terezinha Nunes, ambos do PSDB, defenderam uma revisão do sistema prisional, lembrando que 60% dos presidiários do Estado se encontram em regime provisório, aguardando julgamento. Maviael Cavalcanti (DEM) sugeriu mais investimento em educação e em ações de promoção da juventude.
Já a bancada governista destacou que nunca se investiu tanto em segurança quanto na gestão de Eduardo Campos (PSB). O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), afirmou que a quantidade de policiais, delegados e Agentes nomeados supera a de outros gestores, e lembrou que Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a formar uma Parceria Público-Privada para construir uma penitenciária em Itaquitinga.
Ângelo Ferreira (PSB), Odacy Amorim (PT) e Ramos (PMN) salientaram que a superlotação carcerária é um problema nacional, e precisa da união de todos os entes federativos. Sílvio Costa Filho (PTB) Raimundo Pimentel e Raquel Lyra, ambos do PSB, ressaltaram que, nos últimos 10 anos, a violência aumentou em todo o Nordeste, mas em Pernambuco houve redução de 27,5%. E afirmaram que, apesar de já ter grande atuação na área de segurança, o governo do estado ainda vai fazer muito mais.

PARABÉNS RECIFE


Ritmos intensos e contagiantes, que vão do frevo ao maracatu. Do carnaval ao rock. Da coloração vasta dos seus manguezais, ao azul do seu mar. Isso, sem falar nos seus variados sabores e aromas. É, Recife, tu és contagiante e por isso, a cada ano, ficamos cada vez mais apaixonados.
Parabéns, Recife aos 476 anos