quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Agentes penitenciários voltam atrás e não encerram greve


Os agentes penitenciários voltaram atrás da decisão de encerrar a greve. Tudo isso porque, de acordo com o sindicato da categoria, o secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário César Barros Cavalcante, não assinou a ata contendo os pontos que foram acordados entre os servidores e a Intendência Geral do Sistema Penitenciário.
Em nota publicada no blog da entidade, os líderes dos agentes explicam a proposta de esperar um pouco mais para uma definição do governo foi derrubada depois da atitude do secretário em se recusar a assinar o documento preparado pelo sindicato para reafirmar que o Estado estava disposto a negociar futuramente.
O texto informa que depois da assembleia geral ocorrida em frente ao presídio Cirydião Durval, os representantes conversaram com o intendente penitenciário e fecharam o acordo. Ao final, prepararam a ata que seria apreciada pelo secretário Dário César, o qual não quis assinar, segundo o sindicato.
“A informação que nos chegou é que o secretario de Defesa Social avaliou que estaria assinando um documento que contêm decisões de prerrogativa exclusiva do governador, e que, por este fato, não assinaria”, especulam os líderes dos agentes penitenciários.
Por conta disso, os integrantes do comando de greve e os membros da diretoria da entidade deliberaram pela manutenção da greve, ainda por tempo indeterminado. “Desta forma, voltamos à estaca zero, e por este motivo, fica mantido o movimento de greve, o pessoal do SINDAPEN e demais companheiros delegados sindicais já estão no sistema prisional conversando com os companheiros e passando esta situação”, informa o texto.

DETENTO FOGE DO FÓRUM DE SÃO LOURENÇO DA MATA

Um detento do Presídio Professor Aníbal Bruno (PPAB), no Curado, fugiu na manhã desta terça-feira (25), do Fórum de São Lourenço da Mata, onde seria ouvido em uma audiência.  
João Augusto dos Santos Neto, 20 anos, estava na cela do fórum aguardando ser chamado pelo juiz. Neste momento, João teria fugido do prédio. Ele chegou até o local com escolta de policiais militares, juntamente com outro detento, que chegou a ser ouvido.   
Segundo a Secretaria de Ressocialização, houve desatenção por parte dos policias. A corregedoria da SDS já abriu um inquérito administrativo para apurar os fatos. E a Polícia Militar abriu uma sindicância.
Preso desde janeiro de 2009, João responde por furto, falsificação de documentos e arrombamento. O criminoso já tinha passagem pelo Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, e estava no Aníbal Bruno.

Sobre o atual Diretor da Penitenciária de Petrolina

Prezados Senhores,

Venho por meio desta, solicitar dos senhores que o Agente de Segurança Penitenciária José Ricardo de Azevedo, atual Diretor da Penitenciária de Petrolina (PDEG), PE, devido ao excelente trabalho que vem realizando nesta Unidade Prisional, permaneça frente à mesma, dando continuidade a tão exemplar gestão.
O amor a esta Penitenciária e ao trabalho faz do ASP Ricardo Azevedo, um exemplo a ser seguido. É mister reconhecer o excelente administrador que ele demonstrou ser, estando sempre presente e participativo, quer como diretor, quer como agente,atuando em qualquer função sempre que se faz necessário.

Ele é sempre o primeiro a chegar (muitas vezes antes das 07:00h) e só vai embora no final do expediente ou à noite. Quando acontece alguma busca por ilícitos ou que ponha em risco a segurança ou que possa ajudar na facilitação de fugas, com ou sem a participação da Polícia Militar e seus cães, tal fato acontece de surpresa, favorecendo a apreensão dos supracitados materiais. Antes era muito comum o vazamento de informações.

Vale salientar que só vim conhecer o ASP Ricardo Azevedo aqui na PDEG, muito embora já tenha ouvido falar dele anteriormente, haja vista que o mesmo era o Gerente de Segurança da Unidade Prisional de Caruaru. Convivendo com ele, analisando seu trabalho e seu posicionamento e profissionalismo, aprendi a admirá-lo.

Com relação à população carcerária e às visitas às quais tenho mais acesso e aproximação, por diversas vezes ouvi dizerem que querem que Ricardo permaneça na direção, haja vista o bom trabalho que tem executado, especialmente no que se refere ao combate às drogas. A mesma opinião, com certeza, não tem aqueles que viviam do ilícito ou que não têm bom comportamento carcerário.

Gosto da PDEG e, devido ao meu enorme carinho por ela e por meus colegas, gostaria que Ricardo Azevedo continuasse seu excelente trabalho como gestor deste órgão público.