sábado, 22 de fevereiro de 2014

Senadores à favor da impunidade dos bandidos menores de 18 anos

Senadores acima são a favor da impunidade dos menores de 18 anos que matam, estupram, assaltam, roubam e traficam drogas.

Concursados organizam protesto e passeata

Os concursados aprovados para o cargo de Agentes Penitenciários organizam, para a manhã da próxima segunda-feira, na Praça do Derby, no Recife. De lá, os manifestantes devem seguir em passeata até o Palácio do Campo das Princesas. Mais de 500 homens já confirmaram presença ao protesto.
O ato é uma resposta à nota da Secretária de Administração sobre o lançamento de um edital para novo concurso para 200 Agentes Penitenciários, enquanto existe um concurso em vigência e aprovados aguardando convocação há mais de três.
De acordo com os concursados, o Ministério Público deu um prazo de 30 dias para o governo convocar no mínimo 100 aprovados em caráter de urgência.
       O concurso foi realizado em 2009 e até agora cerca 700 aprovados tomaram posse. Hoje, um efetivo de aproximadamente 1.400 Agentes para todo estado, com mais de 30 mil presos para fiscalizar. Segundo a classe, a média ideal de um Agente para cada cinco presos está longe de ser atingida.

Manifestações públicas: mais rigor na lei

A presidenta Dilma Rousseff defendeu nesta quarta-feira (19) o endurecimento das penas aplicadas aos condenados por crimes cometidos durante manifestações públicas. Como confirmado ontem pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Dilma afirmou que o governo trabalha numa proposta de legislação que coíba toda forma de violência durante os protestos de rua.
 “Os órgãos de segurança pública devem coibir a violência, cumprindo a lei, mas é preciso reforçar a lei e aplicar a Constituição, que garante a liberdade de manifestação, mas ela veda, proíbe o anonimato. Então estamos trabalhando numa legislação para coibir toda forma de violência em manifestações”, disse a presidenta em entrevista a rádios de Alagoas, lembrando que a violência já levou à morte de “um pai de família”, o cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Ilídio Andrade, ferido por um rojão em uma manifestação no dia 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro.
A presidenta disse que a maioria dos manifestantes exerce pacificamente seus direito de exigir e propor mudanças, mas criticou a ação de black blocs, que escondem o rosto durante os protestos. “Eu repudio completamente o uso da violência em manifestações e acho inadmissível num país democrático atos de vandalismo. Pessoas que usam da violência, pessoas que escondem o rosto para se manifestar não são democratas. Pessoas que matam, que ferem ou destroem patrimônio público são criminosos e devem ser tratadas como tal”.
Segundo Dilma, o governo também está buscando, em discussões com secretários de Segurança e comandantes da Polícia Militar de todos os estados, protocolo comum de atuação das polícias militares em manifestações. “Nossa meta é que o Brasil disponha de um regramento unificado, que defina melhor o uso proporcional da força por meio da polícia”.
Em relação à segurança na Copa do Mundo, uma das preocupações para este ano, inclusive com repercussão do evento no exterior, a presidenta disse que as polícias estaduais e os órgãos de segurança federais estão trabalhando com reforço e em sintonia em todas as cidades-sede da competição e, se for necessário, as forças armadas também estarão preparadas para atuar. Dilma disse que foi investido R$ 1,9 bilhão para estruturar o sistema de segurança e controle, coibir atos de vandalismo e garantir o bem-estar das pessoas dos estados-sede, ficando de legado pós-Copa. “No que se refere à Copa, estaremos muito bem preparados para garantir a segurança de todos e tenho certeza de que vamos fazer a Copa das Copas”.