domingo, 7 de junho de 2009

Pelo menos 30 fogem de penitenciária em Pernambuco

Uma fuga em massa foi registrada na manhã deste sábado, na Penitenciária Agroindustrial São João, Antiga PAI, na Ilha de Itamaracá, na região metropolitana do Recife (PE). Foram confirmados pelo menos 30 fugitivos, mas esse número pode ser ainda maior, segundo a direção da unidade. Oito foram recapturados.
A fuga teria acontecido por meio de um buraco por onde passava uma mangueira de um carro-pipa para abastecimento de água da penitenciária. Os detentos aproveitaram a saída de mil presos, que iriam passar o fim de semana com a família com consentimento da Justiça.
A Secretaria Estadual de Ressocialização (Seres) ainda não confirmou o número total de fugitivos. Por volta das 11h30, agentes penitenciários promoviam uma contagem de presos para verificar o número exato de ausências.
Ainda segundo a Seres, oito fugitivos foram recapturados na ponte que liga Itamaracá ao município de Itapissuma. Outros pularam no Canal de Santa Cruz, que divide as duas cidades, e eram procurados por policiais com o auxílio de canoas. Outro grupo de PMs, com o auxílio de cães farejadores, fazia buscas nas imediações da penitenciária.
De acordo com familiares de alguns detentos, as condições da unidade são precárias e há mais de uma semana falta água no local. O superintendente de Segurança Penitenciária, coronel Isaac Vanderley, informou que o problema foi resolvido com o envio de caminhões-pipa para o abastecimento da Penitenciária Agro-industrial desde quinta-feira.
Ainda de acordo com o superintendente, a forma da fuga será investigada. "Vamos verificar se, de fato, eles fugiram pelo buraco feito para o abastecimento de água do prédio que foi cavado, porque os carros-pipa não conseguiam chegar até o pátio da penitenciária, por causa das chuvas", explicou Isaac Vanderley.
Os detentos recapturados foram encaminhados para uma cela isolada e voltarão ao regime fechado de pena. Segundo Isaac Vanderley, eles serão transferidos para a Penitenciária Barreto Campelo, também em Itamaracá. "Já temos a autorização do juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Adeíldo Nunes, para promover a regressão de pena desses presos", afirmou.
Fonte - terra