quarta-feira, 1 de abril de 2009

Nova versão do Internet Explorer em português

A Microsoft disponibilizou, no final do último mês, a nova versão final, em português, do seu navegador de internet, o Internet Explorer 8. Depois de perder espaço contra seu principal concorrente, o Mozilla Firefox, e amargar quedas constantes em sua utilização por parte dos usuários, o Internet Explorer (IE) finalmente recebeu atualizações significativas, fato que não ocorria desde a sexta versão do programa. É bom lembrar que, no Internet Explorer 7, as maiores modificações foram na parte visual do programa e na adição de abas, recurso copiado do Firefox.


A primeira boa adição à nova versão são os aceleradores. Eles servem como atalhos para funções rápidas exercidas direto no navegador. Se, por exemplo, você vê um produto em um site e quer pesquisar o seu preço, basta selecionar com o mouse o nome dele e clicar na caixa de aceleradores que aparecerá automaticamente ao lado e selecionar o acelerador correspondente ao site de busca de preços que preferir. Se um endereço estiver na página e você quiser conferir no Live Maps, basta selecioná-lo e escolher o acelerador do Live Maps. Existem aceleradores para enviar o texto selecionado para blogs, e-mail ou redes sociais, acelerador para buscar vídeos no YouTube, acelerador para diminuir links URL e tantos outros já disponíveis e que, por ventura, aparecerão, uma vez que, finalmente, a Microsoft adotou uma postura de aceitar extensões de terceiros no seu navegador.


O Internet Explorer 8 agora conta com a função InPrivate, que impede o armazenamento de qualquer tipo de informação sobre os seus hábitos de navegação. Histórico, arquivos temporários, cookies e senhas não são gravadas enquanto você estiver com o modo InPrivate ligado. Assim, quando você terminar o que está fazendo, basta fechar o navegador para que ele “esqueça” o que você fez. Tal função é especialmente útil para computadores de lan houses, aeroportos, shoppings e qualquer outro ponto de acesso onde o uso da máquina é compartilhado.


A barra de endereços e a navegação por abas sofreram mudanças para melhor. Agora, o usuário não tem mais que digitar o endereço completo para entrar em um site. Conforme o seu histórico de visitas, o IE exibia alguns endereços que correspondiam com os caracteres digitados. Contudo, essa função não era executada satisfatoriamente nas versões anteriores e, na versão 8, foi completamente reformulada. Agora o navegador exibe uma lista mais organizada de endereços que correspondam ao texto digitado. Na criação de uma nova aba, chamada aqui de “guias”, o Internet Explorer exibe uma lista com os últimos sites visitados como sugestão de navegação.


Outro recurso útil é o botão de compatibilidade, que evita uma série de problemas na visualização de páginas ocasionados por mudanças na forma do navegador interpretar as linguagens e aplicativos ligados aos sites. Para ativar o modo de compatibilidade, clique no primeiro botão à direita da barra de endereços ou vá até o menu “Página”, e marque a opção “Modo de Exibição de Compatibilidade”.
Fonte - FOLHA