quinta-feira, 8 de abril de 2010

Agentes acham túnel com ventiladores e comida no Presídio Aníbal Bruno

Um túnel com aproximadamente 15 m de comprimento foi descoberto na noite de terça-feira saindo da cela 04 do pavilhão A em direção a uma das muralhas do Presídio Aníbal Bruno, na Zona Oeste do Recife (PE). A tentativa de fuga em massa foi descoberta por agentes penitenciários da guarita 8, que perceberem uma movimentação estranha de alguns detentos.

Um dos funcionários da unidade notou um cano de PVC se mexer no solo do presídio. O cano seria usado como "respirador" pelos detentos. O túnel estava distante 3 m de um dos muros da penitenciária.

Foram encontrados dentro da construção ventiladores e comida. Pelas dimensões da obra, a Secretaria de Ressocialização (Seres) acredita que o túnel já vinha sendo construído há algum tempo. A parte interna da obra já foi fechada.

A Seres ainda não sabe quantos detentos estão envolvidos na tentativa de fuga e se há a participação de gente de fora do presídio. A Gerência de Inteligência e a Superintendência de Segurança da Secretaria vão abrir um processo disciplinar para apurar quem estaria participando da construção do túnel.

Os presos que estiverem envolvidos na obra devem ficar em isolamento por até 30 dias. De acordo com informações ainda não confirmadas, a fuga em massa iria acontecer no próximo sábado durante o pernoite das famílias no presídio.

Na manhã desta quarta-feira, 12 presos considerados perigosos e que estariam no comando da tentativa de fuga foram transferidos para o Presídio Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá. Entre eles encontram-se membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) de São Paulo. A visita conjugal de hoje está mantida.
Leia mais aqui