sábado, 26 de junho de 2010

Viagem ASPEPE

Fiquei surpreso ao entrar no blog da ASPEPE, e ver que os dirigentes irão explicar nas UPs o acordo com o governo, porque nem na greve eles se mobilização dessa maneira, se eu não falo, eles não tinham ido a nenhuma UP durante a greve. Segundo palavras do Presidente e do Vice, quem quisesse saber de alguma coisa, ou tivesse vindo para as assembléias ou acessassem o blog, por isso me espanto, com a mudança de postura, após o termino da greve.

Senhores e senhoras todos nos temos discernimento, então não vamos engolir tudo garganta abaixo, nessas visitas vamos questionar a verdadeira postura dos nossos dirigentes. Na assembléia quando tentei questionar o presidente, fui calado por alguns colegas que queriam logo a votação da proposta, e muitos dos agentes que estavam inscritos para falar, nem tiveram chance, uma verdadeira vergonha. Antes de ocorrer o fato, o Presidente estava concordando com tudo que falei, e depois foi rapidamente interrompido, antes que falasse demais, ou ficasse sem ter como responder. Eu sei que nessa viagem vão tentar se justificar, ou distorcer certas verdades. A viagem foi marcada rapidamente para que os agentes não saibam das verdades.

Temos infiltrados em nossa categoria muitos lobos com peles de cordeiros, formadores de opinião, que aparentemente são a favor de nossa causa, mas na realidade tentam desconstruir qualquer tipo de mobilização, e sempre foram totalmente contra a greve. Concordo plenamente que sempre temos que manter o diálogo, mas tudo tem limite. Segundo o nosso presidente da ASPEPE, a nossa categoria não tinha como manter a greve por muito tempo, que pra mim estava sendo muito bem trabalhada, e num curto prazo iríamos, pelo menos, incomodar, suspendendo às visitas e apresentações a justiça. Nem a própria diretoria da ASPEPE acreditava no comprometimento dos ASPs. Tive de escutar de membros da comissão de negociação com o governo, que os ASPs eram imediatistas, explicando melhor, que nos queira mos resolver tudo de uma vez, em curso prazo. Será que 04 anos não é suficiente para as ASPEPE mostrar pra que foi criada, ou vai ficar sempre falando que tudo isso é culpa do SINDAP, me poupe.

A nossa greve já foi criada com dias contados para acabar. A primeira tentativa de acabar com a greve, infelizmente, foi se utilizando de uma tragédia que ocorreu em nosso estado, com o intuito de caráter solidário, com os desabrigados da cheia, especialmente em Palmares. Não vi a relação dos fatos, tínhamos sim, que dar apoio aos nossos companheiros em relação a segurança da UP, e presta o máximo de auxilio possível, e mantendo todas as outras unidades em greve. O que eles queriam? Regularizar as visitas de palmares sem muros, sem segurança.

Por jr.mauricio

Vergonha, ASPEPE, Acordo Manipulado

Quando fui a assembléia realizada pela ASPEPE no dia 22, no Simpol,relembrei meu tempo de criança quando fui ao circo.Sendo que esse é um modelo moderno, um Circo/Teatro, onde não tem animais, só tem fantoches, marionetes, mascarados e alguns palhaços nos quais me incluo. Só faltou a frase “No circo tem marmelada” e todos responderiam “Tem sim senhor”.

A tenda estava armada, com os nossos salvadores comemorando a negociação realizada com o governo, ou pelo governo, e muitos prontos para aprová-la, mesmo sem saber o teor. Fiquei feliz em ver tantos agentes em uma assembléia, principalmente muitas caras novas, que
nunca foram a uma reunião, entre os 160 presentes, número divulgado pela ASPEPE, boa parte era de cargos comissionados, fato inédito.

A ASPEPE foi criada justamente quando a Policia Civil recebeu um aumento maior do que o nosso, e a implantação do plano deles, e todos culparam o Sindasp. O que realmente mudou? Novamente a Policia Civil recebeu um aumento superior ao nosso, de 44% (Quarenta e Quatro por cento), enquanto nós recebemos apenas 15% (Quinze por cento). Sou totalmente a favor do diálogo, mas durante três anos fomos levamos a ficar quietos, sem realizar nenhuma paralisação ou greve e quando finalmente fomos ao embate, não tínhamos mais como reverter a situação, manipulação ou incompetência?

Caros colegas, participei de varias reuniões da ASPEPE, sempre questionando suas ações, principalmente da falta de mobilizações, nessas ultimas semanas cobrei muitas ações e fui praticamente excluído e evitado em qualquer reunião. O que venho alertar, é que o divulgado acordo já era previsto desde a primeira reunião do dia 22/03, ou seja, dar uma cota de PJES para todos os ASPs, como forma de diminuir a diferença entre a PC e nós, um cala boca do governo, por não ter dado a isonomia. Essa informação foi me passada pelo Presidente e Vice da ASPEPE, um dia posterior a reunião do dia 22/03, onde reclamei da ridícula negociação, que descumpriu a deliberação da categoria no dia 19/03, que decidiu pela paralisação no dia 21/03, e proposta de reajuste no mínimo igual a PC. O documento que comprova esse fato da própria ASPEPE está em anexo. Participei de uma reunião uma semana depois, onde o Secretário Humberto Viana reafirmou que iria buscar junto a administração a viabilização das cotas para os ASPs, como também, o secretário reafirmou isso durante reunião no interior. Pra que mobilizar a categoria se o acordo já estava fechado mesmo sem implantação das faixas, não houve nenhum implemento a mais dessa proposta.

Fizeram-nos de palhaços, a greve foi apenas uma farsa orquestrada por uma minoria, só para justificar seus atos, que não visa a melhoria da categoria. Fiquei até com um apito na boca, durante duas horas, na chuva, pensando que estávamos realmente lutando por algo. A promessa de melhorar esse acordo, dando a isonomia através de mais de uma cota do PJES foi
simplesmente ignorada e esquecida, sem a menor explicação. Acho que nunca foi certa a implantação das faixas, só existiu no papel, o que não cumprido. A única coisa que seria dada se a categoria reclamasse era a cota extra do PJES, deixando a diretoria da ASPEPE como salvadores, que conseguiram um acordo mesmo com a categoria em greve. Fomos enganados,
pois era para sermos enquadrados pelo tempo efetivo de serviço, e ainda receber uma cota extra de PJES.

Alerto mais uma vez, que o que foi posto no papel pelo governo não nos garante absolutamente nada. O texto não garante nossa isonomia ou equiparação como queira chamar, pois o texto só promete uma revisão em janeiro, sem deixar nada claro. Afinal de contas o governo não cumpre nem a lei, e muito menos vai cumprir o que está em um papel sem sentido. Rezo que esteja enganado, pois não sou incrédulo, e só quero o melhor para a categoria.

Agradeço a todos que realmente acreditaram na nossa luta, e espero que não desistam, não quero dividir a categoria, muito menos criar uma nova associação só porque discordo da posição e da maneira de agir dos nossos dirigentes. A culpa de tudo que aconteceu foi da própria categoria que é omissa, e não participa de nada, mas temos que fiscalizar tudo, sem deixar margem para dúvida, e não deixar que poucos manipulem nossos destinos.

Entendo que muitos estavam defendendo interesses pessoais, mas não sei o que muitos outros estavam ganharam com essa negociação, espero que nada. Espero que não se ofendam com minhas palavras, mas não poderia ficar calado vendo tudo ser armado, afinal estou defendendo o meu direito.

Por jr.maurício