quinta-feira, 11 de junho de 2009

Interpol auxilia a identificação dos corpos do voo 447

A Interpol (polícia internacional) vai ajudar a coordenar a identificação dos corpos das vítimas do vôo 447 da Air France, que caiu no Atlântico no dia 31 de maio com 228 pessoas a bordo, anunciou nesta terça-feira a organização policial em um comunicado recebido em Paris.

"Como as vítimas desta tragédia são originárias de diversas partes do mundo, a colaboração internacional será essencial para garantir que sua recuperação e sua identificação sejam feitas de forma confiável, digna e rápida", afirmou o secretário geral da Interpol, Ronald Noble.

As marinhas brasileira e francesa resgataram vinte e quatro corpos do Airbus. Alguns corpos serão encaminhados ainda hoje para Recife (PE).

Um oficial da Interpol sairá de Lyon --cidade sede da organização-- rumo a Paris para acompanhar as investigações.

A identificação dos corpos consiste no recolhimento de informações tais como digitais, tatuagens, implantes cirúrgicos e radiografias dentárias.

Os familiares dos brasileiros que estavam no voo foram avisados pela Polícia Federal a respeito da necessidade de fornecer objetos como fotos --principalmente aquelas em que as vítimas aparecem sorrindo para eventual identificação via arcada dentária-- peças de roupas, escova de dentes e se submeterem a coleta de cabelos, secreções, sangue e prestarem informações de detalhes que possam vir a identificar os corpos, tais como tatuagens e sinais de nascença.

Corpos

Um helicóptero da Aeronáutica fez um pouso às 9h45 desta terça-feira no arquipélago de Fernando de Noronha (PE) com corpos de vítimas.

Outro helicóptero pousará ainda na manhã de hoje em Fernando de Noronha, também com corpos de ocupantes do Airbus da Air France.

Os aparelhos decolaram por volta das 8h. Do arquipélago, os corpos passarão por uma preparação antes de serem encaminhados para a identificação no IML (Instituto Médico Legal) em Recife (PE).

Voo 447

O voo 447 da Air France desapareceu sobre o oceano Atlântico na noite de domingo (31). O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.

Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o Airbus da Air France caiu a aproximadamente 400 milhas (740 km aproximadamente) do arquipélago de Fernando de Noronha.

Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.

Fonte - folhaonline