domingo, 6 de setembro de 2009

Restrição a visistas nos presídios pernambucanos começa a valer neste domingo

A partir deste domingo (06), crianças, adolescentes, grávidas, idosos e pessoas que apresentarem sintomas da nova gripe estão proibidos de visitar parentes nos presídios e penitenciárias de Pernambuco. A determinação é por tempo indeterminado e tem como objetivo evitar a circulação do vírus influenza H1N1 nas unidades prisionais.

A medida faz parte do reforço que o Governo do Estado tem adotado para evitar a disseminação da doença. Até agora, nenhum caso da nova gripe foi registrado entre os presos, mas há outras precauções já estabelecidas.

Qualquer um dos quase 20 mil presos do Estado poderá deixar a unidade onde cumpre pena para ser tratado. Além do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), referência para a nova gripe, outros hospitais no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Goiana, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Nazaré da Mata, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Fernando de Noronha podem receber os detentos.

“Todas as unidades estão capacitadas para receber os presos, a diferença é que o detento, se precisar ir ao hospital, vai acompanhado de dois agentes penitenciários, em custódia. Mas ele será um paciente comum”, explica o superintendente da Secretaria de Ressocialização, Edvaldo Vitório.

A preocupação é maior com a população carcerária portadora de doenças infecto-contagiosas como Aids e tuberculose, que corresponde a cerca de 200 presos. Eles têm uma imunidade frágil e cumprem pena isolados dos outros.

Haverá um controle rigoroso na entrada das cadeias, penitenciárias, e presídios. “Fizemos uma reunião e um treinamento para todos os nossos técnicos de saúde e gestores das unidades, que foram orientados por infectologistas e receberam um material didático. Os técnicos prisionais também foram orientados”, disse Lorenza Lemos, gerente de apoio psicossocial, saúde e nutrição da Secretaria de Ressocialização.
Fonte - pe360graus