sábado, 19 de setembro de 2009

Nova Colônia Penal Feminina recebe 108 reeducandas

Com o objetivo de melhorar a qualidade de ocupação das unidades prisionais, 108 presas foram transferidas nesta sexta-feira (18/09) da Colônia Penal Feminina do Recife para a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. Conduzida pela Secretaria de Ressocialização (Seres), a transferência é uma ação do Pacto Pela Vida, que entre duas diretrizes a melhoria do atendimento no sistema prisional, que inclui, entre outras medidas, a criação de mais vagas para acabar com a superlotação dos presídios existentes. O investimento é de R$ 47 milhões resultantes de convênios entre os Governos Federal e Estadual.


Todas as presas transferidas são sentenciadas – já tiveram seus crimes julgados pelo Poder Judiciário – que não desenvolvem atividades de qualificação profissional. 80% delas cumprem pena em regime fechado e o restante em semiliberdade. A Colônia Penal Feminina do Recife encontra-se com superlotação. Sua capacidade é de 150 e estava hoje com 654 detentas. A remoção destas 108 alivia o excesso.


As 108 vagas de Abreu e Lima fazem parte das 560 em fase de ocupação em todo o estado, resultantes de ampliação ou construção de novas unidades prisionais. Outras 1.400 vagas estão previstas para o próximo ano, em obras já iniciadas, somando um total de 1.960.


A Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima terá capacidade para 180 vagas, distribuídas em dois módulos com infra-estrutura adequada: cozinha, refeitório, sala de laborterapia, lavanderia, sala de espera, consultório médico e odontológico, berçário, escola, quadra esportiva além de área de recreação, banho de sol, segurança interna e administração geral. Hoje foram ocupados o primeiro pavilhão – com 20 celas – e as instalações destinadas à administração e refeitório. Até dezembro serão ocupados o segundo bloco, com mais 20 celas, berçário, creche e oficinas de trabalho.


Segundo o superintendente de Segurança Penitenciária, coronel Isaac Wanderley, além de priorizar as reeducandas que não trabalhavam na unidade do Recife, a seleção para transferência seguiu a as condições de adaptação de cada detenta. “As gestantes e mães com crianças de colo ainda não podem ir porque o berçário não foi concluído”, explicou o coronel.

Fonte - pe