sábado, 30 de maio de 2009

Concurso para agente penitenciário terá forte esquema de segurança

O altíssimo número de candidatos inscritos no concurso para agente penitenciário do Rio Grande do Norte, que gerou o índice de mais de 50 candidatos por vaga, preocupou o Governo do RN e a organizadora Consulplan. Para evitar problemas, a empresa está intensificando suas ações de segurança visando garantir a idoneidade e o sigilo do processo seletivo, buscando ofertar condições de igualdade a todos os candidatos. A prova está marcada para o dia 14 de junho, às 14h, e será realizada nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.


Entre as medidas de segurança adotadas estão a utilização dos detectores de metais na entrada dos candidatos nas salas de provas, portanto, todos os candidatos passarão pelo detector, antes de iniciar a prova. Também serão utilizados os digiselos para a coleta da digital de todos os candidatos presentes no dia da prova, evitando a apresentação de documentos falsificados. Além disso, as provas serão impressas em cores distintas, havendo mais de uma ordem, o que significa gabaritos diferentes, com o objetivo de impossibilitar ainda mais qualquer tentativa de fraude.

A Consulplan também está mantendo contato com os organismos de segurança do Nordeste a fim de identificar candidatos suspeitos, por estes órgãos, de tentar fraudar concursos, mantendo grande vigilância sobre estes (caso exista algum caso neste processo). Outra ação já programada consiste na ampliação da segurança nos locais de provas e num treinamento especial de toda a equipe envolvida no processo (fiscais, porteiros, coordenadores, etc) a fim de que qualquer tentativa de fraude seja abortada antes mesmo de se concretizar.


A organizadora se valerá do edital para eliminar, em qualquer momento do processo, candidatos que, comprovadamente, tentarem burlar a segurança e idoneidade da seleção pública, já que tal procedimento está previsto neste. Com grande experiência em concursos por todo o Brasil e, principalmente no Rio Grande do Norte, a Consulplan está se prevenindo e adiantando aos boatos que normalmente são difundidos em processos seletivos disputados como o de Agente Penitenciário do RN.


A remuneração inicial será de R$ 1.470,00 para o cargo que exige ensino médio completo. As vagas serão destinadas às penitenciárias estaduais localizadas em Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas. Quando contratados, os agentes trabalharão por oito horas diárias e/ou escala de plantão, no regime de 24/72 horas.


Fonte - tribunadonorte

Blogosfera de crime é alvo de pesquisa da Unesco

As pesquisadoras Silvia Ramos e Anabela Paiva, do CESeC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes) começam a distribuir a partir de hoje o questionário da pesquisa Blogosfera Policial (http://www.ucamcesec.com.br/blogosfera.html) para interpretar o fenômeno dos blogs especializados no debate da segurança pública. Silvia me contou que são 36 perguntas que têm por objetivo entender o fenômeno da Blogosfera Policial e saber como integrantes das forças de segurança e outros profissionais estão usando a internet para discutir, analisar, questionar e influenciar políticas de segurança e respostas à criminalidade no Brasil.


Inédita no Brasil, a pesquisa conta com a parceria da UNESCO e a colaboração de vários blogueiros, além do apoio do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desde março deste ano, o CESeC e a UNESCO iniciaram uma investigação dessa nova tendência da internet brasileira: o surgimento de blogs dedicados ao tema da segurança pública, a maioria deles de autoria de policiais, guardas municipais, bombeiros ou peritos.


Operação da PF prende 80 pessoas acusadas de desviar dinheiro pela web

A PF (Polícia Federal) informou que efetuou a prisão de 80 pessoas até o começo da tarde desta quinta-feira (28), em uma ação ocorrida devido à operação Trilha, deflagrada no começo da manhã de hoje. O órgão informou que um dos supostos criminosos foi preso nos Estados Unidos.
A operação --cujo objetivo é combater uma quadrilha acusada de clonagem de cheques, cartões de crédito e desvio de dinheiro de contas bancárias pela internet em 12 Estados-- ainda está em andamento, segundo a assessoria da PF.

Em entrevista coletiva durante a tarde de hoje, a PF informou que foram cumpridos 136 mandados de busca, além de 139 prisões decretadas.


Segundo a PF, os acusados usavam e-mails falsos para disseminar programas para captura de senhas bancárias. Eles também são acusados de instalar câmeras em caixas eletrônicos para filmar as pessoas digitando as senhas --"ao mesmo tempo em que outro dispositivo clonava os dados do cartão", diz a PF.


Depois de furtar os dados, eles faziam transferências de dinheiro para a conta de "laranjas", executavam compras pela web e pagavam boletos bancários.


"Os presos serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado mediante fraude, tentativa de furto e estelionato", afirma a PF, em nota.


Os Estados em que acontece a operação são: Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Goiás.

Fonte - folhaonline