sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Agentes Penitenciários protestam no centro do Recife

No mesmo dia em que uma confusão no Presídio Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa) deixou um detento morto e vários feridos, um protesto realizado por Agentes Penitenciários complicou o trânsito, na manhã desta quinta-feira (19/11), na região central do Recife. O grupo se reuniu na Praça do Derby e saiu em passeata pelas ruas do centro por volta de 11h30. A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Agentes, Servidores, Empregados e Contratados no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE) para pedir melhores condições de trabalho.
O protesto seguiu até o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, onde uma comissão foi recebida pelo Secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, no início da tarde. Os Agentes Penitenciários classificaram a reunião como positiva e esperam que o governo se posicione sobre os pedidos da categoria em breve. "Nós colocamos nossa pauta de reivindicações, que já tinha sido entregue, mas não foi cumprida pelo governo. E o Secretário ficou de levá-las ao governador", contou o Agente Osvaldo Pereira.
Por nota, a Casa Civil confirmou que todas as reivindicações foram recebidas e serão encaminhadas às secretarias estaduais de Administração e de Justiça e Direitos Humanos.  De acordo com a vice-presidente do Sindasp-PE, Márcia Oliveira, os Agentes pedem melhores condições de trabalho. "A gente está com coletes vencidos, viaturas sucateadas, falta de efetivo, falta de segurança para trabalhar", afirmou.
Ainda segundo Oliveira, as quantidades de confusões que são registradas nos presídios, principalmente nas unidades do Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, também fazem parte dos problemas que os Agentes enfrentam. "Os presídios estão em péssimas condições, tem confusão todo dia, e isso está sobrando para a gente. Pedimos condições mínimas para trabalhar, que não temos", comentou ainda a vice-presidente.
O protesto aconteceu no mesmo dia em que um detento de 20 anos foi morto em uma confusão no Presídio Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), no Complexo Prisional do Curado. O tumulto começou durante a madrugada desta quinta (19/11). De acordo com o juiz Luiz Rocha, da Vara de Execuções Penais, houve uma briga entre presos dos pavilhões A e B da unidade. A situação foi controlada.
Fonte-dp