terça-feira, 28 de abril de 2015

Exército: concurso para oficiais

O Exército abriu concurso público com 65 vagas de nível superior, para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar em 2015. Os candidatos precisam ter, no máximo, 36 anos e estatura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino.
No site da Escola de Formação Complementar do Exército, é possível ver o edital (acesse o edital).
Podem concorrer ao cargo graduados em administração, biblioteconomia, ciências contábeis, comunicação social, direito, enfermagem, informática, psicologia, veterinária e licenciatura plena para o magistério, nas áreas de espanhol, física, geografia, matemática, português e química.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas de 9 de junho a 8 de agosto pelo site www.esfcex.ensino.eb.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110.
O candidato que desejar isenção de pagamento da taxa de inscrição deverá fazê-lo no momento da inscrição, no mesmo site.
Os postulantes serão avaliados por meio de prova escrita, inspeção de saúde, exame de aptidão física (corrida, flexão de braço, abdominal), verificação documental preliminar, revisão médica e comprovação dos requisitos de matrícula. A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 14 de setembro.
Os candidatos convocados para a revisão médica e comprovação dos requisitos para matrícula deverão se apresentar na Escola de Formação Complementar do Exércit (EsFCEx), localizada em Salvador, na Bahia, na data prevista pelo calendário anual, disponível no edital.


TJPE: novos desembargadores

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) elegeu na manhã desta segunda-feira (27), em sessão extraordinária do Pleno, dois novos desembargadores para atuar na 1ª Câmara Regional do Judiciário Estadual, sediada no Interior de Pernambuco. Márcio Aguiar e Humberto Vasconcelos, ambos juízes da capital, foram promovidos ao cargo de desembargador pelos critérios de antiguidade e merecimento, respectivamente. Na ocasião, também foi formada a lista tríplice com nomes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para preencher a última vaga na Câmara através do Quinto Constitucional.
Disputavam a terceira vaga os membros do MPPE Lucia de Assis, Waldemir Tavares e Fernando Pessoa. A lista tríplice foi encaminhada ao governador Paulo Câmara, que escolheu Wladimir Tavares, formando a 2ª Turma de magistrados escolhidos para o órgão colegiado regional. Os juízes Demócrito Reinaldo Filho e Honório Rego ficaram como remanescentes para a próxima vaga de desembargador por merecimento.
Com sede em Caruaru, a 1ª Câmara Regional do TJPE foi instalada em dezembro de 2014 com o objetivo de descentralizar os serviços judiciais de 2º Grau antes concentrados na Capital, no Palácio da Justiça. A unidade começou a funcionar em fevereiro deste ano com a atuação da 1ª Turma de desembargadores nomeados para o órgão, formada por Eudes França, que preside a Câmara, Fábio Eugênio de Oliveira e Carlos Moraes. Os magistrados julgaram de forma monocrática mais de 940 processos, dentre as 2.407 ações distribuídas para o órgão.
A primeira sessão ordinária da Câmara ocorreu no dia 15 de abril, resultando no julgamento de 21 pedidos de habeas corpus e outras 258 ações oriundas de comarcas do Agreste e Sertão. O órgão realiza as sessões todas as quartas-feiras, a partir das 9h, para julgar processos de natureza cível, criminal e fazendária. As sessões da 2ª Turma, formada pelos três novos desembargadores, ocorrerão às quintas-feiras. A Câmara beneficia uma população de 2,3 milhões de habitantes que vivem no Agreste e 1,6 milhão que moram no Sertão.
Fonte-tjpe