sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pernambuco proíbe entrada de gestantes, crianças e idosos em prisões

Mulheres grávidas, crianças e idosos, que integram o grupo de risco da gripe A(H1N1), estão impedidos por tempo indeterminado de visitar parentes presos. A determinação foi dada nessa terça-feira (2) pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). Pessoas com sintomas de gripe também serão barradas. A medida vale para as 17 unidades prisionais e 67 cadeias públicas de Pernambuco.

O secretário Humberto Vianna afirmou que a suspensão das visitas para pessoas do grupo de risco visa proteger os detentos da possibilidade de contrair a nova gripe. Segundo ele, o sistema penitenciário não registrou nenhum caso da doença. “É um problema que vem de fora para dentro. Se a gente fizer bem essa barreira, vamos impedir a entrada do vírus nos presídios. Por isso, é fundamental a regulação dos visitantes”, explicou.


Agentes penitenciários estão sendo capacitados, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), para identificar gestantes, crianças e idosos, a fim de conter sua entrada nas unidades prisionais. Vianna frisou que, para evitar constrangimentos, o ideal é que essas pessoas fiquem em casa. “Quem for do grupo de risco ou estiver gripado já sabe que não deve ir ao presídio. É uma questão de prevenção.”


Aos domingos, ocorrem as visitas de familiares. Os encontros íntimos são no meio de semana. Só o Presídio Aníbal Bruno, no Recife, recebe até 8 mil visitantes no fim de semana. Segundo a Seres, o Estado abriga quase 20 mil presos, mas tem capacidade para apenas 8,5 mil. A aglomeração facilita a propagação do vírus. “A superpopulação é um ponto que deixa os internos ainda mais vulneráveis”, admite Viana.


O secretário informou ainda que estuda a instalação de mais pias para lavagem de mãos nos pavilhões. A higiene, na opinião unânime de especialistas, é a principal forma de evitar a transmissão da influenza.
Fonte - JC

PARABÉNS ASP GUILHERME

Gostaria de deixar aqui PARABENIZAR o nosso companheiro GUILHERME, lotado no COTEL e plantonista daquela unidade no plantão "A,”, pois foi O ÚNICO AGENTE PENITENCIÁRIO que passou nas provas para obter uma bolsa do PRONASCI em pós graduação entre tantos Coronéis que conseguiram a bolsa gratuita.
Deveriam ser cotizadas essas bolsas pela renda, tendo em vista que grande parte de quem conseguiu passar, com certeza absoluta tem renda suficiente para custear tal pós graduação.
Abraços cordiais