terça-feira, 24 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL



Companheiras e companheiros estamos no Natal. Isso nos enche de alegria, pois temos a festa da presença do menino Deus em nosso meio, trazendo singeleza aos nossos corações. O mundo de hoje carece de verdadeira alegria que é Cristo em nossa vida. O Papa Francisco nos traz na sua exortação apostólica:
Quem encontra Cristo na sua vida vai experimentar uma alegria enorme da bondade de Deus para conosco. Jesus traz para cada um de nós a libertação do pecado que mata, de tudo que traz tristeza para nossa vida, do vazio existencial que nos aniquila e do isolamento social e comunitário que nos distanciam dos irmãos e irmãs.
Como o próprio Papa Francisco nos fala: “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Os que se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria”. (Papa Francisco)
A liturgia bíblica nos faz um grande convite para a alegria porque Deus está conosco e por causa Dele nós preparamos o Advento do seu Reino que é amor, justiça, partilha e fraternidade entre todos.
O livro do Profeta Isaias traz para nós o hino da alegria. O contexto da época era que o Povo estava sofrendo no exílio na Babilônia. Então, o profeta quer trazer esperança aos exilados, embora o povo viu Jerusalém ser destruída e todos sendo deportados para Babilônia. Mesmo assim, o profeta prevê um futuro messiânico onde vai florir alegria no lugar da tristeza, os cegos vão enxergar, os coxos andarão, os mudos falarão e as doenças serão curadas. Tudo de ruim passará, pois Deus é a razão da alegria de um Povo fiel a Ele. (cf. Is 35,1-6a.10)
Na Carta de Tiago quer nos falar que devemos esperar com paciência em dias melhores, pois Deus não nos deixa em tribulação constante, pois Ele é o libertador de todas as nossas angustias. Ser paciente é crer em Deus em todos os momentos sem desesperar, pois Deus é fiel aos que Nele confiam. (cf. Tg 5,7-10)
O evangelista Mateus nos mostra Jesus e esse se mostra o Messias que o Profeta Isaias tinha anunciado. João Batista se encontrava na prisão por causa de Herodes que tinha um mal comportamento que era reprovado por ele. João tinha ouvido sobre Jesus e seus feitos, então ele manda dois discípulos para saber se Jesus era o Messias esperado. Jesus responde a eles:   “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: cegos… paralíticos… leprosos… surdos… mortos… pobres evangelizados…” E acrescenta:  “Feliz quem não se escandalizar de mim…”
Essas realizações de Jesus mostra o lado misericordioso de um Deus que não quer  castigar, mas salvar o homem da sua escravidão. Jesus dá um bom testemunho de João Batista dizendo que ele é o maior profeta nascido de mulher, mas Ele acrescenta: “No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele”. (cf. Mt 11,2-11)
Assim, Jesus é a concretização do antigo testamento onde se mostra a bondade integral de um Deus que nos liberta por inteiro, mas é preciso que cada um de nós arrumem a casa do nosso coração colocando a alegria da salvação que vem com a nossa mudança de conduta do mal para o bem. Que o Natal seja oportunidade de nos arrumar por inteiro e ficar na feliz companhia do menino Deus na convivência harmoniosa e fraterna com todos.
FELIZ NATAL !!!