quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Concurso para Agente Penitenciário – ainda não saiu à concorrência

Até o momento, a Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres-PE) não recebeu a contagem dos inscritos no concurso para agente penitenciário da Upenet, organizadora. O total de participantes ainda não foi repassado devido à prorrogação do prazo de inscrições, que encerrou no último dia 10. O aumento do prazo impactou também na divulgação dos locais de prova, adiada para dia 28 deste mês.Mesmo com a alteração do cronograma, o exame objetivo foi mantido em 7 de fevereiro, sendo aplicado nas cidades do Recife, Petrolina, Garanhuns, Caruaru e Nazaré da Mata.

Durante quatro horas, os candidatos terão que responder a 50 perguntas. Serão cobrados conteúdos de Português, Conhecimentos de Informática, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos, que abrange os Direitos Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e Humanos. Garantirá aprovação quem conseguir, no mínimo, 50 pontos, dos 100 possíveis.

Em caso de empate, serão adotados como critério a maior idade dentre as pessoas que tiverem 60 anos ou mais; maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico, nessa ordem; e maior idade.

Os concorrentes ainda serão submetidos a exames médicos, teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. Os aprovados passarão por um curso de formação profissional, ministrado pela própria Seres-PE.

São oferecidas 500 vagas imediatas na função de agente penitenciário, que requer nível médio e carteira de habilitação. Segundo declarou o secretário executivo de Ressocialização, Humberto Vianna, há expectativa de chamar mais aprovados ao longo da validade do certame, de dois anos, com possibilidade de prorrogação por tempo igual. ""Nosso esforço será para chamar mais 500 agentes durante a validade do concurso", disse.