sexta-feira, 15 de maio de 2009

Convocação de aprovados em concursos deve começar em julho

Os órgão públicos responsáveis pelos últimos concursos realizados no Rio Grande do Norte prometem agilidade na convocação dos candidatos aprovados. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que realizou provas no último domingo, esperar chamar os convocados no mês de julho.



“A expectativa de convocação dos aprovados é para o mês de julho, mas ainda não há confirmação porque estamos aguardando a publicação de uma portaria do Ministério da Educação e do Planejamento liberando as vagas. Informalmente, fomos comunicados de que essa publicaria deverá ser publicada no mês de junho”, disse a chefe do Departamento pessoal da UFRN, Míriam Dantas.



Já os aprovados no concurso da Polícia Civil do RN, realizado no dia 25 de abril, só deverão ser convocados no próximo ano, tendo em vista o calendário de atividades que precisa ser cumprido.



De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Segurança, o resultado das provas objetivas e discursivas será publicado no próximo dia 27. No dia 23 de junho, sai a convocação para as provas de capacidade física, para o cargo de delegado, e prova prática, para o cargo de escrivão.



Em setembro, dia 25, acontecerá a convocação para o curso de formação, que será no mês de outubro, na Academia da Polícia Civil e tem duração de quatro meses.


Leia mais aqui

Governo anuncia contrato de agentes penitenciários

Todos aprovados no concurso público para agente penitenciário serão contratados pelo Governo do Estado, mas somente passarão a exercer suas funções após treinamentos adequados à profissão, diferente do que vinha acontecendo anteriormente. Foi o que anunciou nesta quinta-feira (14) o secretário de Administração Penitenciária, Roosevelt Vita, durante entrevista coletiva na sala de reuniões da Secretaria de Comunicação, no Centro Administrativo Estadual, em João Pessoa.

Ele anunciou que em 60 dias acontecerá a reinauguração da Casa da Cidadania, em Jaguaribe, que está passando por reformas, e a entrega de uma nova unidade no Bairro de Mangabeira, nos próximos 90 dias. Garantiu que estão sendo revistos os contratos de aluguel com os shoppings onde acontecem atendimentos através dessas Casas, mas ressaltou que em nenhum momento os bairros onde estão localizadas deixarão de contar com os serviços.

Segundo ele, este ano serão contratados mais 300 concursados para agente penitenciário. “Todos aqueles que fizeram concurso público tiveram assegurado pelo governador José Maranhão aquilo que apenas a Constituição prevê”, comentou.

“Não vamos fechar nenhuma Casa da Cidadania, até porque não existe Casa da Cidadania do shopping, existe geograficamente em Manaíra uma Casa e esse serviço continuará atendendo a população, além da abertura de Mangabeira e a reabertura da existente em Jaguaribe”, afirmou.

Avaliação – Sobre a situação carcerária na Paraíba encontrada pelo atual governo, o secretário Vita considerou que não está tão confortável como se desejaria, porque havia deficiência de armamentos, de treinamentos de pessoal para as tarefas de guarda de presídios, insuficiência de veículos e, sobretudo, não ocorreu a construção de presídios.

“Há insuficiência de vagas e a urgência delas é uma prioridade, já que durante seis anos não houve planejamento e nenhum novo presídio ou cadeia pública foi construído. Temos que correr contra o tempo porque um presídio não se constrói da dia para a noite”, disse.

Sobre as condições dos presídios na Paraíba, mesmo considerando que não estão funcionando em plenitude como em outros Estados onde os governos deram uma maior atenção a esse setor, o secretário acha que poderia ter avançado ainda mais na ampliação da rede de presídios e de cadeias públicas. “A Paraíba se encontra numa situação relativamente boa e poderia estar melhor, mas nenhum projeto, durante seis anos, foi encaminhado ou aprovado para renovar os presídios”, comentou.

Perda de recursos – O secretário Roosevelt Vita denunciou que por falta de iniciativa e de projetos do governo anterior, a Paraíba perdeu recursos que poderiam ser utilizados na melhoria dos presídios, mas pelo contrário, alguns foram depredados, sem a construção de nenhum. Lembrou que o governador José Maranhão, na gestão passada, construiu 11 unidades prisionais.

Segundo ele, 14 programas de ressocialização – apenas por falta de um bom gerenciamento – foram cortados nos últimos anos pelo Ministério da Justiça, trazendo prejuízos para o setor na Paraíba. Os setores de comunicação e de transportes da Secretaria de Administração Penitenciária ainda não funcionam com a perfeição desejada. Das 22 viaturas alugadas, só restam 14 para o transporte de apenados.

Tele-audiência – Ele disse que ao deixar o mesmo cargo em 2002, havia um sistema de tele-audiência que não existe mais. Ele pretende retomar esse serviço e os contatos estão sendo mantidos com o Poder Judiciário. Existe a possibilidade de implantar um sistema de monitoramento dos apenados utilizando pulseiras.

Fonte- pb.com