quarta-feira, 27 de junho de 2012

Governo lança plano nacional de segurança

O governo federal lança nesta quarta-feira, 27, o novo plano nacional de segurança pública, com o objetivo de reduzir o número de assassinatos no país, principalmente na região Nordeste.
O lançamento será feito em Maceió, porque Alagoas tem o maior índice de homicídios em todo o país. São 66,8 mortes para cada 100 mil habitantes, de acordo com o último mapa da violência no Brasil. O estado vai receber R$ 25 milhões para investir no sistema de Justiça, nas Polícias Federal e Rodoviária, na compra de equipamentos, na capacitação e aperfeiçoamento da polícia técnica, e ainda para instalar bases fixas e móveis de monitoramento.
A cidade mais violenta
Um levantamento revelou que houve uma evolução da violência em praticamente todo o Brasil. A base foi o número de assassinatos ao longo de uma década, entre 2000 e 2010. A região Norte foi a que apresentou o maior aumento, com a porcentagem de homicídios duplicando nesse período, seguida pelo Nordeste. A região Sudeste foi a única que registrou uma redução da violência no período analisado.
Ainda de acordo com o mapa da violência, a cidade que registra a maior taxa de homicídios do país por 100 mil habitantes é Simões Filho, que tem 118 mil habitantes e fica na região metropolitana de Salvador. São 146,4 mortes para cada 100 mil habitantes.

Região Metropolitana do Recife sem ônibus por 24 horas

Após uma reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Pernambuco e os donos das empresas de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR), ocorrida na tarde desta terça-feira (26), e que terminou sem avanços, a categoria resolveu decretar uma paralisação de advertência, mantendo a frota de coletivos dentro das garagens, durante 24 horas, a partir das 0h desta quarta-feira (27).

O encontro ocorreu na sede da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego, localizada no bairro do Espinheiro, no Recife, onde os profissionais demonstraram insatisfação diante das propostas e resolveram seguir em caminhada, no início da noite, em direção à avenida Guararapes, área central da Capital.

Um grande congestionamento se formou no local e os manifestantes interromperam as faixas da avenida Agamenon Magalhães, no sentido Olinda/Recife. Exibindo faixas, cartazes e promovendo um bunizaço, o objetivo dos profissionais foi mostrar à população a iminência da greve, que pode paralisar os 3 mil veículos que compõem a frota.

Os motoristas, cobradores e fiscais do transporte público reivindicam um reajuste de cerca de 30% e devem realizar um novo encontro na próxima quinta-feira (28) para decidir os novos rumos a serem adotados pela categoria.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), todos os esforços estão sendo concentrados para minimizar os transtornos à população. Segundo o órgão, as linhas poderão funcionar com profissionais que integram o cadastro de reserva e ainda com os trabalhadores que não aderirem ao movimento.



Fonte - folha