quinta-feira, 20 de agosto de 2009

No Recife, Gilmar compara prisões a concentrações nazistas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, criticou ontem, em visita ao Recife, a lentidão no trâmite dos processos no sistema Judiciário de Pernambuco. O ministro do Supremo, que estev e no estado para participar do lançamento de um mutirão judiciário do sistema carcerário local, afirmou que "está preocupado com a situação de Pernambuco". No Brasil como um todo, ele comparou a realidade dos presos ao sofrimento dos campos de concentração nazista.

Gilmar Mendes, que também é presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou que o índice de processos emperrados na primeira e segunda instâncias (ou seja, nas comarcas locais e no Tribunal de Justiça de Pernambuco) estão bem acima da média nacional. De acordo com levantamento divulgado este ano pelo próprio CNJ, Pernambuco é o estado com o maior índice de congestionamento na primeira instância da justiça comum: 91,7%.

"Nós temos que discutir. Os números realmente são preocupantes. Aqui nós temos uma grande taxa de congestionamento (de processos) no segundo grau. Eu acho que a produtividade aqui é a metade da nacional. Também temos um congestionamento alto no primeiro grau. Nós temos que discutir isso com grande abertura, com grande sinceridade, para que de fato esse quadro seja modificado", disse Mendes, na sede do Fórum do Recife, em Joana Bezerra.

Numa tentantiva de reverter esse cenário, o TJPE estabeleceu um prazo de 90 dias para passar a limpo os processos de todas as 20 mil pessoas presas em Pernambuco. O mutirão integrado por juízes, defensores públicos, oficiais de justiça e advogados vai rastrear a situação judicial de todos os presos espalhados pelas 17 penitenciárias do estado.
Fonte - DP

Jovem é presa tentando entrar com celular no Presídio de Igarassu

Ela foi visitar o companheiro, que cumpre pena por furto no presídio; suspeita foi detida por agentes penitenciários e encaminhada à Delegacia de Itapissuma

Nesta quarta-feira (19), foi presa a primeira pessoa tentando entrar com celular em presídios de Pernambuco. O crime ocorreu na unidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com a polícia, Juliana Brás Pereira Bezerra, 21 anos, foi visitar o companheiro Sebastião Rodrigo de Lucena, que cumpre pena por furto no presídio, e levou um aparelho celular escondido. Ela foi detida por agentes penitenciários.

Juliana Bezerra foi levada para a Delegacia de Itapissuma. Em depoimento à polícia, a jovem alegou que havia esquecido que levava o celular no bolso.

A lei que proíbe a entrada de pessoas com rádios e celulares nos presídios do Estado passou a valer no dia 7 de agosto e quem não cumprir pode ser preso. A pena varia de três meses a um ano.
Fonte - pe360graus