sábado, 19 de fevereiro de 2011

Absurdo: Policial fica nua à força para ser revistada


Policiais civis tiram à força a roupa de uma colega.
O Jornal da Band mostra nesta sexta-feira um caso de humilhação, no qual delegados e policiais de São Paulo tiraram à força a roupa de uma colega, em busca de provas que supostamente a incriminariam. O fato aconteceu no 25° Distrito Policial em Parelheiros, zona sul de São Paulo.
As imagens foram gravadas pela corregedoria da polícia civil, que mostram um suposto caso de corrupção praticado por uma ex-escrivã.
Segundo a denúncia, a policial teria recebido R$ 200 para ajudar um acusado a se livrar de um inquérito. A investigação transcorria normalmente até que um delegado decide que a acusada seria revistada. Ela não se recusa, mas pede a presença de policiais femininas.

Em vários momentos da gravação, feita pelos próprios policiais, a acusada pede a ajuda do chefe. No vídeo é possível identificar pelo menos seis homens e duas mulheres, todos agentes públicos.
Os policiais não se importam com a presença da câmera e mesmo sem a policial se recusar a ser revistada, ela é algemada a força e depois é despida.
As imagens foram feitas em 2009, mas foram mantidas em sigilo pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. A suspeita ainda não foi julgada, mas mesmo assim, foi expulsa da polícia civil. Para a corregedoria a ação dos envolvidos foi correta e moderada. Ninguém mais foi punido ou processado.
O Ministério Público está investigando a conduta dos policiais e já cobrou explicações da corregedora e do Secretário Estadual da Segurança Pública.
Veja o vídeo:

Agentes penitenciários reforçarão segurança no desfile das Virgens de Olinda

A segurança no desfile das Virgens de Verdade, bloco de Olinda, no próximo domingo (20), será reforçada por 15 agentes penitenciários distribuídas em 3 equipes, com computadores que permitem identificar se a pessoa faz parte do sistema prisional, seja em regime aberto ou semi-aberto. A Operação Carnaval da Seres será realizada em parceria com as polícias Militar e Civil e tem como objetivo inibir a ação criminosa daqueles que cumprem pena fora das unidades prisionais. A medida foi anunciada pelo Secretário Executico de Ressocialização, Romero Ribeiro, em coletiva na manhã desta sexta-feira (18).



As equipes estarão no Escola Estadual Pintor Manuel Bandeira, na Praça do Fortim e na Praça Duque de Caxias. Também serão utilizados detectores de metal, bombas de efeito moral e armas não letais. Na sede da Secretaria de Ressocialização - localizada na Rua do Hospício, Recife - agentes penitenciários estarão de prontidão. A operação será coordenada pelo superintendente de Segurança Penitenciária, Coronel do Corpo de Bombeiros Alexandre Guarines