terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Portaria limita uso de arma pela polícia

A partir de abril, agentes só poderão atirar depois de dar dois alertas que não representem risco de vida ao suspeito



Uma portaria interministerial, assinada no último dia do governo Lula, está causando polêmica por limitar o uso das armas letais pelas forças policiais do país. A partir de abril, agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Penitenciário Nacional e da Força Nacional de Segurança Pública estão obrigados a dar dois alertas que não representem risco de vida ao suspeito, com emprego de armamento não letal, antes de puxar a arma de fogo. O uso do tiro somente está previsto em caso de ´legítima defesa própria ou de terceiro contra perigo iminente de morte ou lesão grave`, conforme previsto na Portaria nº 4.226, de 31 de dezembro de 2010. Também fica proibida, pela norma elaborada pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, disparar contra aqueles que desrespeitem o bloqueio policial em via pública.

Delegados acusados de abuso contra escrivã são afastados

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afastou os delegados envolvidos no episódio em que uma escrivã de polícia foi despida durante operação em Parelheiros, em 2009. Em nota, a SSP informou que "Determinou ainda a instauração de Processo Administrativo Disciplinar para apurar a responsabilidade funcional de cada um deles."
Foram afastados os delegados Eduardo Henrique de Carvalho Filho e Gustavo Henrique Gonçalves. "O terceiro delegado de polícia que participou da diligência, Renzo Santi Barbin, já não mais integra os quadros daquele departamento", segundo a SSP.

Crack em marmita

Agente penitenciário encontrou o entorpecente quando revistou a marmita


Três presos foram flagrados com 275 pedras de crack no presídio de Limoeiro, no Interior de Pernambuco, na noite do último domingo (20).
De acordo com informações da delegacia da cidade, Laudenor Rogério Correia pediu a Angélio José da Conceição que levasse uma marmita para outro pavilhão da unidade prisional, que seria entregue a Genilson Caetano dos Santos. Quando um agente penitenciário revistou a refeição, encontrou a droga.

Os três foram levados para a Delegacia de Limoeiro, onde o delegado plantonista Paulo Gustavo registrou a ocorrência - eles vão responder por tráfico de drogas. Depois, os presos foram reencaminhados ao presídio.