domingo, 30 de maio de 2010

Preso é encontrado morto na penitenciária de Catanduvas; é o 1º caso em unidade federal


O presidiário Renildo dos Santos Nascimento, 27, foi achado morto em sua cela individual na Penitenciária Federal de Catanduvas, oeste do Paraná, na manhã desta sexta-feira.

Segundo a assessoria do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), do Ministério da Justiça, esta foi a primeira morte de preso em penitenciária federal.

O corpo de Nascimento foi localizado por agentes penitenciários durante o procedimento do café da manhã, por volta das 7h20. Conforme nota do Depen, o presidiário foi encontrado enforcado com uma corda feita de lençóis e roupas, presa à janela de ventilação --por isso, suspeita-se de suicídio.

Peritos criminais da Polícia Federal de Foz do Iguaçu foram acionados e examinaram o local. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Cascavel, onde deu entrada às 15h. Até as 21h a necropsia não havia sido encerrada.

O juiz corregedor da Penitenciária, Nivaldo Brunoni, informou, através da assessoria da Justiça Federal, que vai determinar uma investigação para apurar a morte.

Nascimento cumpria pena por tráfico de drogas, formação de quadrilha e homicídio. Estava preso na Penitenciária de Catanduvas desde setembro de 2009.

Catanduvas foi a primeira Penitenciária Federal a ser inaugurada no país, em maio de 2006. O primeiro preso a ocupar o local foi o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. No Brasil, há outros três presídios federais: Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Mossoró (RN).

Leia mais aqui