domingo, 21 de junho de 2009

Operação de transferência de presos

Equipes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar e agentes penitenciários realizaram uma grande operação de transferência de presos na manhã desta sexta-feira (19). Doze reeducandos já estão no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e deverão seguir para a Penitenciária de Segurança Máxima de Catanduvas, no estado do Paraná, sob esquema de segurança realizado pela polícia alagoana em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com informações da Intendência Penitenciária, a transferência ocorre devido à necessidade de isolar os reeducandos de Alagoas com alta periculosidade e evitar que eles continuem atuando e cooptando outros presos no sistema penitenciário.

Doze detentos que respondem pelos crimes de tráfico de drogas, homicídios e assaltos deixam Alagoas e só devem voltar daqui a 1 ano, período que ainda poderá ser prorrogado por mais 1 ano. Na unidade federal, os detentos não terão contatos com outros presos e ficarão em celas individuais de sete metros quadrados. Os pedidos de transferência foram solicitados pelo Grupo de Combate as Organizações Criminosas – GECOC, do Ministério Público Estadual e concedidos pelos juízes integrantes da 17ª Vara Criminal da Capital.

Foram transferidos para a penitenciária federal de Catanduvas: Adeilson José da Silva (Pernambuco), 29 anos, preso no Sistema Penitenciário desde junho de 2007 por crime de extorsão mediante sequestro, roubo e formação de quadrilha; Antônio Marcos Soares dos Santos (Carioca), 30 anos, preso desde agosto de 2007 por crimes de roubo e sequestro; Flávio Soares da Silva (Flávio Ceguinho), 30 anos, preso desde julho de 2007, por crimes de roubo e tráfico de drogas; Israel dos Santos Teixeira (Raia ou Rael), 35 anos, preso desde setembro de 2005, crimes de roubo e formação de quadrilha; Jonathan Lopes da Silva (Mano), 40 anos, preso desde outubro de 2008, por crime roubo; José Antônio Alves da Silva (Vaqueirinho), 36 anos, preso desde abril de 2007, por receptação e formação de quadrilha; José Eraldo Bezerra Leite (Eraldo do Gás), 38 anos, preso desde janeiro de 2007 por crimes de roubo; Josinaldo Lisboa da Silva (Lisboa), 25 anos, preso desde dezembro de 2005 por crimes de roubo; Osvaldo Correia de Souza (Coroa ou Barão do Crack), 53 anos, preso desde março de 2008 por tráfico de drogas; Ricardo dos Santos Soares (Paulista ou PCC), 31 anos, preso desde agosto de 2007 por tráfico de drogas; Roberto de Oliveira Silva (Chicó), 25 anos, preso desde outubro de 2003 por crime de roubo; e Sérgio Murilo de Araújo Leite (Sérgio do Ovo), 42 anos, preso desde fevereiro de 2009 por crimes de homicídio.

“O apoio do Gecoc e da 17ª Vara foram imprescindíveis nesse processo. Foi um trabalho conjunto para evitar que estes presos continuassem de dentro dos presídios atuando no crime organizado. A lista de detentos foi rediscutida em reuniões, até chegarmos ao consenso daqueles que deveriam cumprir pena de forma isolada”, enfatizou Bugarin, intendente-geral do Sistema Penitenciário.
Fonte - gazeta