sábado, 22 de maio de 2010

Agentes Penitenciários surpreende detentos em tentativa de fuga no Presídio Aníbal Bruno

Um preso fugiu e outros três foram detidos durante a tentativa no Presídio Aníbal Bruno, em Tejipió, Recife, na noite desta sexta-feira. Os quatro estavam se preparando para fugir numa escada artesanal, quando foram abordados por agentes penitenciários. O preso que conseguiu escapar é Clécio Roberto da Silva, de 25 anos. Ele é acusado de assalto e ainda não foi localizado.
Fonte - globo

MOBILIZAÇÕES NA SERES E ANDAMENTO DO PCCV

A ASPEPE realizou, na tarde do dia 20.05.2010, uma mobilização em frente ao prédio da SERES, com a finalidade de denunciar a problemática decorrente da inoperância/incompetência da Supervisora de Recursos Humanos em implementar as ações necessárias para viabilizar o enquadramento dos Agentes de Segurança Penitenciaria no Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos, e destacar os diversos prejuízos de ordem legal, financeira e moral que afligem a maioria dos Agentes que precisam dos serviços do RH.

Representada por seus diretores e delegados, a ASPEPE reuniu-se com o Chefe de Gabinete Cel. Fernando Melo no dia 20.05.10 e com o Gerente Geral Administrativo Financeiro Cel. Vulpian Novaes em 21.05.10, na condição de representantes do Secretário Humberto Vianna, para tratar das dificuldades supra citadas. Tendo sido acordado na última reunião que a SERES irá se pronunciar oficialmente, quanto as questões da pauta da ASPEPE, no próximo dia 24.05.2010 (segunda feira).

A ASPEPE reivindicou pontualmente a necessidade de mudança na gestão do RH/SERES, porque os prejuízos sofridos por nossa categoria, poderão gerar ações judiciais contra o Estado de Pernambuco e consequentemente contra a gestão da Secretaria. Reivindicou, também, que a Secretaria organize um cronograma de trabalho para realização do nosso enquadramento.

PEC 308: MENDONÇA PRADO CRITICA MANOBRA DA MESA


Em protesto ao bloqueio dos deputados governistas à votação da PEC 300/08 e da PEC 308/08, em segundo turno na Câmara Federal, o deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE) interveio de forma indignada junto ao presidente da Mesa Diretora, deputado federal Marcos Maia (PT/RS) e fez parar a sessão na madrugada desta quinta-feira, 20 de maio.

“Mais desrespeitoso do que o comportamento das galerias é o comportamento da Mesa Diretora. É uma falta de respeito ao povo brasileiro e a segurança pública nacional a manobra da Mesa Diretora da Câmara para não votar a PEC 300/08 e a PEC 308/08”, instigou o democrata.

Após a manifestação de Mendonça Prado, o bloqueio governista foi abafado pelo Hino Nacional, entoado em coro nas galerias da Câmara dos Deputados, lotadas por representantes de classes, homens e mulheres que compõem as diversas polícias do Brasil, além dos agentes penitenciários e amigos, que se espremiam nas galerias, vibrando e reverberando a manifestação do parlamentar sergipano, que foi voz única contra a manobra da Mesa Diretora e decisiva para a suspensão dos trabalhos no plenário.

Tudo começou quando o líder do governo, deputado federal Cândido Vacarezza (PT/SP), requereu a leitura do relatório de um outro projeto que somava mais de 80 páginas, bem como, da leitura de cada dispositivo da proposta. A idéia do governo era exaurir o tempo e impedir a apreciação das propostas de emendas constitucional. “A cada instante os líderes petistas se manifestavam com medidas protelatórias para não deliberarem sobre o tema de maior interesse dos policiais”, afirmou Mendonça.

Percebendo que havia uma manobra que contava com o apoio do deputado petista Marcos Maia, vice-presidente da Câmara, que naquele momento dirigia os trabalhos, Mendonça pediu a palavra e implodiu a sessão. “Falta de respeito é o que a mesa da Câmara está fazendo!”, protestou.

Mendonça Prado causou uma verdadeira insurreição nas galerias, o que suscitou uma série de reuniões no decorrer da madrugada para adoção de novas medidas e busca de acordos relativos à PEC 300 e a PEC 308. “Não votar a PEC 300 e a PEC 308 é um golpe baixo, uma irresponsabilidade que vai fazer com que vocês paguem muito caro”, protestou Mendonça no plenário se dirigindo aos governistas do PT.

Outro preso foge da penitenciária Aníbal Bruno

Um detento do Presídio Professor Aníbal Bruno, em Tejipió, no Recife, fugiu por volta das 22h30 de ontem. Ele ainda não foi identificado, mas, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Ressocialização (Seres), a Polícia Militar foi informada e já estava à sua procura na noite de ontem. Ainda de acordo com o órgão, o preso pulou o muro da unidade e fugiu a pé.

Esta é a segunda fuga em menos de uma semana. Na última segunda-feira, outro apenado conseguiu fugir por uma guarita que não tinha policial. Até ontem, ele também não havia sido recuperado. Na quinta-feira da semana passada, uma rebelião deixou três presos mortos e outros 24 feridos. O presídio tem capacidade para 1,4 mil detentos, mas atualmente abriga 3,6 mil.

Agentes Penitenciários: pressão na Câmara dos Deputados para a aprovação da PEC 308/04

Polícia Federal desenvolve sistema para aumentar segurança de grampos telefônicos

A Polícia Federal (PF) espera implementar, em breve, um novo sistema tecnológico para realizar interceptações telefônicas, os chamados grampos legais. Segundo o diretor-geral da instituição, Luiz Fernando Corrêa, o novo software, bem como os novos procedimentos que vem sendo discutidos com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), darão maior controle e segurança ao recurso de investigação, evitando vazamentos e facilitando o controle pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público.

“Vamos digitalizar todo o processo, desde a representação [ao juiz] até as formas de acompanhamento das medidas [em curso]. Desta forma, juízes, delegados e promotores não ficarão mais restritos ao trâmite de papéis, o que, além de moroso, coloca em risco o sigilo da operação”, disse Corrêa ao fim do Seminário Internacional sobre Repressão ao Crime Organizado, promovido pela PF, em Brasília (DF).

Corrêa explicou que, atualmente, a PF é obrigada a entregar ao juiz responsável, a cada 15 dias, um relatório sobre cada operação. Com o novo sistema - que ainda não tem data para entrar em vigor, mas já foi submetido a testes preliminares - todos os procedimentos adotados pela instituição poderão ser acompanhados em tempo real.

“Isso dará maior celeridade, segurança e transparência às operações”, disse Corrêa, alegando que o valor do investimento ainda está sendo calculado.

“A tecnologia não substitui o homem. O que queremos é que, com as auditorias [em tempo real], esses deslizes sejam mais facilmente identificados. Assim, a sociedade se sentirá mais tranquila”.
Leia mais aqui