sábado, 27 de setembro de 2014

Rio Grande do Sul desiste de colocar segurança privada em presídio

O governo do Rio Grande do Sul desistiu de colocar segurança privada no novo presídio deVenâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, após reunião entre representantes da Casa Civil, da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e do Sindicato dos Servidores Penitenciários do estado (Amapergs).
Segundo a Casa Civil, no encontro ficou definido a criação de uma força-tarefa, que atuará com servidores penitenciários cumprindo diárias nos presídios de Venâncio Aires e Canoas, cujas inaugurações estão previstas para outubro. Esse regime irá funcionar até que 602 concursados, que estão realizando curso de formação, estejam aptos para assumirem suas funções.
Ao todo serão abertas inscrições para 280 diárias mensais de deslocamento, sendo 160 para o presídio de Venâncio Aires e 120 para o de Canoas. A adesão à força-tarefa ocorrerá de forma voluntária e as inscrições serão realizadas de 17 a 24 de setembro, no site da Susepe.
No início do mês, a Susepe havia anunciado uma parceria com o Instituto Nacional de Administração Prisional (Inap) para gerir o presídio de Venâncio Aires. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 2 de setembro.
Além da segurança interna, o Inap seria o responsável por parte do serviço administrativo e fornecimento de colchões, roupas de cama e uniformes aos detentos. O Estado pagaria para a empresa R$ 2,7 mil mensais por preso, o que resultaria em um custo de R$ 1,5 milhão mensais.
A penitenciária de Venâncio Aires vai abrigar 529 presos do regime fechado. Do total de vagas, 300 serão ocupadas por detentos transferidos do Presídio Central de Porto Alegre, aliviando a superlotação da maior cadeia gaúcha. O compromisso foi assumido pelo governo do Estado.
Fonte-globo