domingo, 29 de setembro de 2013

PB: detector de metais em forma de banco é testado

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) adquiriu um aparelho detector de metais portátil em formato de banco, para ser utilizado inicialmente, na Penitenciária Flósculo da Nóbrega (Presídio do Roger). O equipamento, que tem formato de banqueta, detecta metais em cavidades corpóreas e possui ajuste digital de sensibilidade com diferentes níveis e avisos sonoro e luminoso, com barra de leds indicativa.
O secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, falou da aquisição do novo equipamento. “Conforme prometido pelo Governo do estado, estamos alinhando o processo de mudança de mentalidade dos agentes penitenciários com a utilização das novas tecnologias. Este é mais um passo importante para o melhoramento do monitoramento da entrada de materiais dentro das unidades prisionais e evitar constrangimentos durante as revistas íntimas, em consonância com os direitos humanos. Pretendemos adquirir exemplares deste equipamento moderno, portátil e que não oferece risco a portadores de marca-passos nem a gestantes para todos os presídios do estado”.
A agente penitenciária Michelle Amorim, uma das primeiras profissionais a testar o equipamento, ressaltou. “Este aparelho chegou em boa hora, pois estávamos precisando bastante do mesmo para adiantar as revistas durante as visitas, diminuir as reclamações por parte dos familiares dos detentos e evitar possíveis constrangimentos, além de que um método não invasivo, o que é mais importante”.