quarta-feira, 24 de abril de 2013

NÃO ME CONVIDARAM PRA FESTA!


Pergunto ao nosso SINDASP o motivo dessa reunião da "base sindical" feito sem uma devida divulgação para que os outros AGENTES PENITENCIÁRIOS participassem foi no mínimo antidemocrático! NÃO ACEITO E NÃO CONCORDO QUE UM GRUPO TOME DECISÃO POR MIM ou pelos demais que não concordam com essa nomenclatura de ASP PCPE!
O comportamento do SINDASP remonta a antiga diretoria. Essa política de decidir um grupo pequeno por todos. Esse assunto é muito importante para ser decidido desta forma! DEVERIA SER TOMADA EM ASSEMBLEIA! 
Proponho que essa decisão seja deliberada em ASSEMBLEIA GERAL. Até quando vamos gastar nossas energias nessa coisa exógena a nossa categoria que é o reconhecimento para ser ASP PCPE? Sinto-me envergonhado por está perambulando para ficar na aba da PC! Ao invés de canalizarmos nossas forças para a luta da PEC 308 estamos gastando recursos financeiros e tempo precioso para um reconhecimento que só tem validade dentro do Estado e que os companheiros das outras categorias nos ridicularizam!
Somos AGENTES PENITENCIÁRIOS! Quem quiser ser Polícia Civil FAÇA CONCURSO! Não faça da nossa categoria motivo de chacota. Se Tem alguém frustrado porque nunca passou no concurso da Polícia Civil nem eu nem os demais companheiros que coadunam com meu pensamento, e olha que são muitos,  tem nada haver com isso! Deliberar sobre esse assunto sem ser divulgado para que todos participassem é estranho. Quem gostava desses artifícios era a antiga diretoria do SINDASP. Vimos no que deu. Categoria fraca, desacreditada por todos e sem representação. Estamos galgando a passos largos para os mesmo erros do passado. Onde está o respeito pela opinião divergente? Por que essa reunião não foi divulgada? Por que dessa reunião à socapa? 
Tenho outra proposta. Vamos fazer uma consulta na ASSEMBLEIA se desejamos lutar para ser ASP PCPE OU SE DESEJAMOS LUTAR PARA SER AGENTES PENITENCIÁRIOS!  Essa é a maneira mais DEMOCRÁTICA E TRANSPARENTE DE SE DECIDIR UM ASSUNTO DE VITAL IMPORTÂNCIA!
Não nas reuniões de um grupo minoritário! Isso é politicamente incorreto! Alguém ouviu o outro lado? Quem pensa diferente? Isso é perigoso para nossa categoria. Deixar-nos levar por uma coisa que sua validade é ridícula, pois não vai de hipótese alguma modificar nossas atribuições. Ou algum desavisado acha que vai poder investigar, fazer operações dentro e fora dos presídios, realizarem prisões na rua, com exceção da prisão cidadã, tomar depoimentos e fazer inquéritos policias? ACORDEM!! Esse ASP PCPE SÓ SERVE PARA TERMOS UMA APOSENTADORIA ESPECIAL, coisa que tem decisões judiciais a favor, e no máximo, andar armado dentro do Estado. Eu quero respeito frente à sociedade e as demais categorias de policiais. RECONHECIMENTO! 
Tenho vários amigos nas duas policias e são UNÍSSONOS em dizer que servimos de motivo de piadas por sermos fanfarrões em querer ser o que não somos e NUNCA SEREMOS! Só a PEC/308 mudará nossa história! Sem ela seremos apenas para sociedade uma categoria invisível, carcereiros, funcionários públicos de presídios, etc, menos o que os pseudos Policiais querem ser reconhecidos como ASP PCPE! Nosso reconhecimento como AGENTES PENITENCIÁRIOS NOS DEIXARÁ MAIS FORTES COMO CATEGORIA! MAIS RESPEITADOS! 
Como sindicalizado venho a PÚBLICO pedir que o SINDASP REALIZE UMA ASSEMBLEIA PARA DELIBERAR SOBRE O ASSUNTO DO ASP PCPE E AGENTES PENITENCIÁRIOS! ESPERO QUE O SINDASP RESPEITE MEU DIREITO DE FILIADO E PUBLIQUE EDITAL PARA ASSEMBLEIA SOLICITADA POR MIM.

"Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer"
(cazuza)
Por - Adielton

A GRANDE NOVIDADE É QUE OS AGENTES PENITENCIÁRIOS DE PERNAMBUCO SEMPRE FIZERAM PARTE DA POLÍCIA CIVIL



O grande problema é que esse fato adormeceu no conhecimento sociedade pernambucana, mas que ainda está bem vivo nas Leis e no conhecimento do Governo, principalmente na hora de penalizar o Agente Penitenciário.
O Agente Penitenciário foi criado pela Lei Estadual 10.865/93 cria o grupo ocupacional Segurança Penitenciária da Polícia Civil:
Art. 1º - Fica instituído, no Quadro de Pessoal Permanente do Serviço Civil do Poder Executivo, o Grupo Ocupacional SEGURANÇA PENITENCIÁRIA, e os cargos, de provimento efetivo, que o integram, organizados em série, na conformidade das exigências de maior capacitação, com a designação, quantitativos e padrões de vencimento constante do Anexo I, desta Lei.
Art. 2º - Os atuais cargos de Agente de Polícia, símbolo SP-7, SP-8, SP-9 e SP-10 de SP-10 de que trata o artigo 1º da Lei nº 10.519, de 30 de novembro de 1990, cujos ocupantes se encontram no exercício das atividades de Segurança Penitenciária, em estabelecimentos penais do Estado, passarão, à opção do titular, manifestada no prazo de 30 (trinta) dias, a denominar-se de Agente de Segurança Penitenciária, classificados, respectivamente, nos padrões ASP-1, ASP-2 e ASP-3.
Art. 6º - Além do vencimento e das vantagens, que couber, previstas no Estatuto dos Funcionários Policiais Civis do Estado de Pernambuco, será conferida aos ocupantes dos cargos de Segurança Penitenciária a gratificação pelo exercício em atividades d   e segurança, fixada em 30% (trinta por cento) do respectivo vencimento.
          Veja a Lei aqui


Fonte - sociedadeasp


Jamais conseguiremos retroagir ao momento em que ingenuamente aceitamos aumentar a nossa escala


Uma discussão tem mobilizado a nossa categoria (Agentes de Segurança Penitenciária) com relação à nomenclatura, designação, lei de criação do cargo, seja lá o que for... um grupo, acredito que a maioria, defende que temos que lutar pelo reconhecimento enquanto servidores policiais civis, como categoria que faz parte da PC,a exemplo de peritos,legistas, que não são policiais civis, mas estão no quadro da mesma;outra parte, NA QUAL ME INCLUO, discorda de tal briga,porquanto não quer viver à sombra de uma outra categoria. Sempre digo que adoro um debate, o bom combate, uma briga justa, e mesmo sendo contrária à ideia de pertencer ao quadro da PC, respeito o posicionamento dos colegas que assim desejam, respeitarei e aceitarei (mesmo não sendo de bom grado) o que ficar decidido pelo GOVERNO (afinal, somente ele pode resolver esta contenda); acho que  todos devem ter a palavra, defender suas ideias, explanar o que acredita ser o melhor para o grupo, mas o respeito pessoal deve estar acima de qualquer ideal. O que tenho acompanhado, sobre tudo no face, são ataques, xingamentos, ironias e piadas de baixíssimo nível intelectual, até denegrir a formação de um colega pela instituição na qual o mesmo foi formado, a qual um outro colega chama "faculdade de pipoqueiro", ou algo do gênero...enquanto isso,os chopins que vivem às custas de nosso trabalho, de nossa bravura e de nossa competência se divertem assistindo tudo em suas salas refrigeradas...
Eu, sonho sim com a aprovação da PEC, mas respeito os que sonham com o respeito que teremos enquanto servidores da Polícia Civil. Não quero ser sub-classe, quero ser respeitada e reconhecida pelo trabalho que faço, pela profissão que abracei por mérito próprio, por esforço e estudo,quero que reconheçam que o que faço, poucos tem coragem e peito para fazer. 
Criticar, rotular, discriminar é fácil; mas estar em uma cadeia arriscando a vida diariamente, colocando o próprio pescoço e da família em risco, por ser o responsável em cercear a liberdade de outrem, ser o mensageiro do NÃO dentro das Unidades Prisionais como fazemos, quero ver quem é capaz.
Respeito à Polícia Civil, eles fazem o trabalho deles, com tantas dificuldades quanto nós enfrentamos no desenvolvimento do nosso, mas em minha opinião, é cada um no seu quadrado. Quero a SERES entregue à minha categoria, quero que a população entenda que não somos lixo, que não somos bandidos, que vivemos de um salário injusto de acordo com o que trabalhamos, mas que não precisamos nos corromper para sustentar nossas famílias.
Não quero ser o apêndice da PC, como bem colocou um colega, pois o que vemos lá,entre eles, é delegado e escrivão se achando melhor que agente, é perito  advogando em causa própria, sem apoio dos demais... Então o que vocês acreditam que aconteceria conosco dentro da Polícia Civil?
Uma vez um colega argumentou comigo que o reconhecimento enquanto categoria do quadro da PC traria forças à nossa carteira funcional. Ora, também dou minhas carteiradas, como quase todos o fazem, mas me desculpe, esse argumento é falacioso e preocupante: a carteira nos dá livre acesso em casas de diversão e lugares sujeitos à fiscalização pública, mas isso nos traz uma responsabilidade enorme, que nem todos parecem ter consciência do que se trata.
 Bem, espero que possamos resolver o mais rápido possível esta questão, mas continuo querendo apenas ser reconhecida enquanto Agente de Segurança Penitenciária, fazendo jus aos meus 4 (quatro) dias de folga, assim como o SINDASP se comprometeu a brigar para que tivéssemos tal benefício de volta. 
Lembremos que oficialmente servidores Policiais Civis, jamais conseguiremos retroagir ao momento em que ingenuamente aceitamos aumentar a nossa escala de trabalho.
Por - Ana Carla