quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ALEPE debate condição dos detentos nos presídios de Pernambuco

As condições em que vivem os presos nas unidades prisionais de Pernambuco foram discutidas na última quarta-feira (21) em uma audiência na Assembléia Legislativa, no Recife. A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa se reuniu com a Comissão Interamericana de Direitos humanos e a Organização dos Estados Americanos, a OEA.
Os representantes das comissões discutiram a situação do sistema penitenciário do estado e as denúncias encaminhadas à comissão pelo Movimento Nacional de Defesa dos Direitos Humanos sobre a prática de maus tratos dentro das unidades prisionais.
O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, o deputado Betinho Gomes afirma que para melhorar as condições em que vive a população carcerária é necessária a contratação de Agentes Penitenciários.
“Há a necessidade de chamar 500 Agentes Penitenciários para poder suprir e inclusive aniquilar a figura do chaveiro que hoje atua dentro do sistema prisional. Talvez, com essa contratação e coma melhoria da estrutura nós possamos ter um sistema prisional mais adequado para atender a população carcerária que chega a 25 mil no estado de Pernambuco”, destaca o deputado.
Outro assunto discutido foi a determinação da Organização Internacional de Direitos Humanos para que os presídios de Pernambuco reduzam a população carcerária para evitar maus-tratos e condições sub-humanas.
De acordo com Betinho Gomes, fotos com as condições em que vivem os detentos foram apresentadas pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos.