sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pernambuco proíbe entrada de gestantes, crianças e idosos em prisões

Mulheres grávidas, crianças e idosos, que integram o grupo de risco da gripe A(H1N1), estão impedidos por tempo indeterminado de visitar parentes presos. A determinação foi dada nessa terça-feira (2) pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). Pessoas com sintomas de gripe também serão barradas. A medida vale para as 17 unidades prisionais e 67 cadeias públicas de Pernambuco.

O secretário Humberto Vianna afirmou que a suspensão das visitas para pessoas do grupo de risco visa proteger os detentos da possibilidade de contrair a nova gripe. Segundo ele, o sistema penitenciário não registrou nenhum caso da doença. “É um problema que vem de fora para dentro. Se a gente fizer bem essa barreira, vamos impedir a entrada do vírus nos presídios. Por isso, é fundamental a regulação dos visitantes”, explicou.


Agentes penitenciários estão sendo capacitados, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), para identificar gestantes, crianças e idosos, a fim de conter sua entrada nas unidades prisionais. Vianna frisou que, para evitar constrangimentos, o ideal é que essas pessoas fiquem em casa. “Quem for do grupo de risco ou estiver gripado já sabe que não deve ir ao presídio. É uma questão de prevenção.”


Aos domingos, ocorrem as visitas de familiares. Os encontros íntimos são no meio de semana. Só o Presídio Aníbal Bruno, no Recife, recebe até 8 mil visitantes no fim de semana. Segundo a Seres, o Estado abriga quase 20 mil presos, mas tem capacidade para apenas 8,5 mil. A aglomeração facilita a propagação do vírus. “A superpopulação é um ponto que deixa os internos ainda mais vulneráveis”, admite Viana.


O secretário informou ainda que estuda a instalação de mais pias para lavagem de mãos nos pavilhões. A higiene, na opinião unânime de especialistas, é a principal forma de evitar a transmissão da influenza.
Fonte - JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário