quarta-feira, 17 de junho de 2009

Agentes ameaçam decretar greve

Cerca de 870 agentes penitenciários do Estado poderão decretar greve hoje. Isso vai depender de uma assembleia que a categoria irá realizar durante toda a manhã desta quarta-feira, para discutir o não-cumprimento do acordo coletivo feito com o Governo do Estado, no ano passado. Nas 17 unidades prisionais de Pernambuco grupos de servidores irão discutir e elaborar documentos individuais, elencando os principais problemas de cada cadeia ou presídio. Depois disso, será criado um documento único para ser entregue à Secretaria de Ressocialização (Seres).


Os agentes penintenciários reivindicam a criação de um Plano de Cargo, Carreira e Vencimento (PCCV), realização de concurso público e melhoria de condições de trabalho, além da melhoria da estrutura física das unidades. “Estamos tentando dialogar com o Governo do Estado, mas está difícil”, critica o presidente da Associação dos servidores do sistema penitenciário do Estado de Pernambuco (Aspepe), Nivaldo Junior.


Segundo ele, o número de 870 agentes penitenciários é insuficiente para cobrir todas as 17 unidades prisionais. “O número suficiente seria de cinco mil servidores. Deveríamos ficar responsáveis pela guarda interna e externa dos presídios, mas não há condições”. Segundo a Aspepe, o salário base de um agente penitenciário hoje, é de R$ 589.


Em nota oficial, a assessoria de Imprensa da Secretaria de Administração do Estado (SAD) esclareceu que o governo vem mantendo constantes reuniões com as entidades sindicais e que, na próxima segunda-feira, está agendada uma nova reunião. Diante mão, a SAD esclarece que está se esforçando para garanitr reajustes salariais já firmados com as diversas categorias até o ano de 2010.
Fonte - folhape

Nenhum comentário:

Postar um comentário