segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Programa de Saúde Mental para Agente Penitenciário

Na última terça-feira (15) uma comissão do Sindasp-PE composta pelo presidente João Carvalho, pelo conselheiro fiscal Wilson Feitosa e o segundo-tesoureiro Júnior Cabral estiveram no gabinete do deputado estadual Zé Maurício, discutindo uma minuta de um Projeto de Lei para instituir o Programa Estadual de Saúde Mental dos Agentes de Segurança Penitenciária de Pernambuco.
João Carvalho explicou ao deputado a importância do projeto para a categoria e apresentou soluções práticas, indicando a busca de recursos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) sem gerar despesas ao Poder Executivo Estadual. Os diretores do Sindasp-PE também relataram experiências de outros estados, além de estudos técnicos da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Diante da profunda crise vivenciada pelo sistema prisional brasileiro, os Agentes Penitenciários são expostos a enorme pressão, visto que suas atribuições são das mais arriscadas, como vigilância interna dos estabelecimentos penais, revista pessoal de presos e familiares, revista de volumes e objetos que adentrem os estabelecimentos, dentre outras dezenas de atribuições.
O programa tem a intenção de prevenir e atender distúrbios mentais em agentes penitenciários por meios de atividades, consultas, tratamentos etc. O deputado Zé Maurício se mostrou solidário e ofereceu apoio ao pleito da categoria. O Deputado recebeu a minuta de João Carvalho com a justificativa e vai apresentar um projeto de lei com o texto na Alepe, bem como fazer um pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Fonte-sindasppe

Nenhum comentário:

Postar um comentário