quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Complexo do Curado sob júdice

Na próxima segunda-feira, o Governo Brasileiro vai ter que se explicar à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), sobre a violência recorrente dentro do Complexo Prisional do Curado, em Pernambuco. Em janeiro deste ano, três pessoas morreram durante uma rebelião no centro de ressocialização. Naquela ocasião,  representantes da Articulação Regional do Movimento Nacional de Direitos Humanos  adiantou que um documento tinha sido enviado à OEA solicitando esse encontro que acontece no dia 28 de setembro, na Costa Rica.
Na audiência marcada para as 14h, o Brasil terá 30 minutos para mostrar um documento sobre o cumprimento de ações provisórias ordenadas pela CIDH. Os representantes da OEA terão o mesmo tempo para fazerem considerações sobre a apresentação do País e até apontarem novas violações dos direitos humanos. Depois dessa etapa, as partes podem solicitar replica e tréplica, cada um com dez minutos. Só após o debate é que a Corte dará a opinião dela sobre o episódio.
Em janeiro, a representante regional do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Wilma Granjeiro, explicou que desde 2011 se recomenda ao estado brasileiro atenção em relação ao Complexo do Curado. Pede-se mais segurança na unidade, atendimento médico aos detentos, apuração dos maus-tratos, facilitação do acesso à justiça, entre outras exigências, que serão cobradas na próxima audiência. O Governo Brasileiro é quem vai ter que explicar o motivo pelo qual ainda ocorrem episódios de violência dentro do presídio, como o registrado no inicio deste ano.
Enquanto o Brasil não garantir a segurança no ambiente prisional, o País não vai poder assumir uma cadeira no Conselho de Segurança e como não cumpriu as recomendações dadas em 2011 pode sofrer penalidades na próxima audiência. O Complexo Prisional do Curado é hoje um dos maiores unidades prisionais brasileiras. Nela estão abrigados quase sete mil detentos, quando só existem 2.200 vagas.
Fonte-folha


Nenhum comentário:

Postar um comentário