segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ministro da Justiça assume presidência do setor de segurança do Mercosul


O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, assumirá a presidência rotativa do setor de Justiça e Segurança do Mercosul durante encontro em Buenos Aires, capital argentina, nos próximos dias 6 e 7. Atualmente, o cargo é ocupado pelo ministro de Justiça, Segurança e Direitos Humanos do país vizinho, Julio Alak. A informação é da Telam, agência oficial de notícias do governo argentino.

Além de representantes do Brasil e da Argentina, participarão do encontro autoridades da área judiciária do Paraguai, Uruguai, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador, Peru e da Venezuela. O objetivo é aprofundar estratégias comuns de combate ao crime organizado transnacional. Os ministros também buscarão formas de unificar a legislação penal e procedimentos judiciais no âmbito do Mercosul e dos estados associados.

Outro assunto que será analisado pelos ministros da Justiça e de Segurança Pública do bloco é um memorando de entendimento com a Conferência de Haia sobre Direitos Humanos, que estabelece normas de cooperação judicial, penal, administrativa e policial entre os países.

Nos dois dias em que os ministros estarão reunidos em Buenos Aires, haverá foros especializados em terrorismo, segurança de cidadãos, informática, comunicações e tráfico de material nuclear e radioativo.

Paralelamente ao encontro, será realizada a 5ª Reunião de Chefes das Forças de Segurança e Policiais do Mercosul. Autoridades da área analisarão a possibilidade de cooperação entre os países do bloco e seus associados diante da ocorrência de catástrofes, como o terremoto que atingiu o Chile em fevereiro passado.
Leia mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário