quarta-feira, 3 de julho de 2013

Agentes Penitenciários ganham reajuste salarial de 90%

Em assembleia realizada nessa segunda-feira (1º), o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), acataram a nova proposta do Governo do Estado, propondo o reajuste salarial da categoria em 90% parcelado em quatro anos e suspendeu a greve iniciada a meia noite de ontem.
O presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, disse que o ideal é que o parcelamento fosse feito em três anos, mas a categoria considerou satisfatória a proposta e pôs fim a greve. “A Secretaria de Administração foi informada ontem mesmo sobre a aprovação da proposta e o documento com a nova proposta já foi enviado a Alepi para que seja apreciado o mais rápido possível”, informou.
Ele explicou que a primeira parcela do reajuste já foi paga em maio de 2013, no valor de 7%, de acordo com a proposta aprovada anteriormente e que o restante vai ser pago, proporcionalmente, até 2016, em parcelas duas parcelas anuais, definidas para os meses de maio e novembro.
No mês de maio, a categoria iniciou um movimento grevista reivindicando reajuste salarial de 60% parcelado em três anos. Depois da apresentação da proposta do Governo, que definia reajuste de 55% no salário, parcelado em três anos, o Sindicato deu a greve por encerrada.
Os agentes decidiram retomar a greve depois de perceberem que o valor acordado da segunda parcela da negociação, que deve ser paga em novembro, apresenta porcentagem aquém da acordada com o Governo. O sindicato teve conhecimento que o ofício do Governo protocolado na Alepi apresentava um valor menor do que o acordado. Também informou que a primeira parcela referente a porcentagem negociada no valor de 55% já foi paga em maio.

O presidente acrescentou que os agentes vão continuar cobrando do governo, a contratação dos 20 agentes penitenciários, concursados ainda em 2009. Também disse que vão continuar reivindicando melhores condições de infraestrutura para os presídios do Estado, contratação de pessoal e mais investimentos na construção, reforma e segurança no sistema penitenciário.
Fonte-capitalteresina

Nenhum comentário:

Postar um comentário