sábado, 3 de março de 2012

Eleições

As eleições se passaram. Chapa 01 venceu. Beleza. Votei nela, isso não é novidade pra ninguém, sempre deixei isso claro quanto ao meu voto. Mas não é por isso que vou perder a oportunidade de expor algumas considerações acerca dessas eleições. Eleições essas que me lembraram um passado não muito distante, quando a antiga gestão criava subterfúgios e estorvos nas inscrições de chapas opositoras, pendido pasmem! Ficha de antecedentes criminais, salvo não me engano, e certidão negativa do SERASA. Bom, enfim, vamos ao que interessa.
Ocorreram inúmeros boatos sobre a chapa 02, intitulada VAMOS AMIGO LUTE! E como eu nunca gostei de ouvir um só lado, uma só corrente, busquei alguma veracidade desses fuxicos. Um deles dizia que existia a infiltração de antigos diretores do SINDASP na concorrência do pleito eleitoral, até aí tudo bem! Afinal, defendo com afinco a DEMOCRACIA, por entender que todos têm o direito de manifestação de suas vontades e anseios e de expor suas ideias, muito embora essa última coisa seja perigosa dependendo do que se expõe. Mas, se isso for verdade, ter antigos diretores infiltrados na chapa 2, não vejo nada de escandaloso, até porque são sindicalizados e tem o direito áureo de perseguir a democracia. Todavia, vejo incoerência da parte de alguns integrantes da dita chapa Ora, a antiga gestão do nosso sindicato não era a mazela da nossa categoria? Não foram eles que pintaram miséria enquanto nossos representantes? Acaso também, não foram eles que eram uns bandos de baderneiros, arruaceiros, radicais, etc, etc, e etc, mil vezes?
Bom, se não existia nenhum vínculo com os dito cujos, então porque a chapa não divulgou o nome de todos os diretores?Por que da omissão? É ou não é questionável tal ocultação? Quem não deve não teme, já dizia dona Filomena, minha avó paterna de 92 anos de faculdade da vida. Quero deixar claro que não tenho nada contra os antigos representantes do SINDASP, inclusive, considero alguns meus amigos, bons companheiros de trabalho que de certa forma, me ensinaram muitas coisas. Com a palavra chapa 2.
Agora pro meu questionamento com respeito à gestão atual do SINDASP e algumas práticas que não considero democráticas. Por exemplo. Promover, de forma implícita, caça às bruxas aos que são apoiados por antigos diretores do sindicato. Deveria se preocupar mais em expor as ideias, avanços e colocar para debate as ideias. Outra coisa foi o sítio da internet do sindicato expôs propaganda da chapa 1 intitulada:
"QUAL A DIFERENÇA PARA ANTIGA DIRETORIA E A ÚLTIMA GESTÃO: SÃO OS AVANÇOS E GANHOS SALARIAIS."
Se não houve por parte da atual gestão do SINDASP abertura no mesmo sítio na internet para a chapa 2, sinto muito companheiros que votei, vocês estão errados! Tanto a chapa 1 como a 2 tem os mesmos direitos de expor suas ideias e plataforma política naquele sítio. Se não abriu espaço para a oposição, estamos praticando as mesmas atitudes erradas da nossa antiga gestão sindicais. Não concordo com esse tolhimento de direitos, não concordo na caça às bruxas, de ambas as partes e por fim, não concordo que nenhuma das chapas omita suas diretorias ou componentes ou suas falhas, afinal, aprendemos com erros e não só com acertos.
Todos, com exceção nenhuma, tem total direito de votar, ser votado, escrever, pensar, falar, expor, criticar, elogiar, enfim, ninguém pode ser perseguido, agredido, humilhado, depreciado por pensar contrário. Deve ser é encorajado, abraçado, seguir juntos em frente de mãos dadas na luta por direitos. Também não podemos rotular fulano ou sicrano só porque tem apoio de A, B ou C, apenas porque não coadunam com nossas ideias. Precisamos entender o lado dicotômico das eleições e dela, usar como ferramenta para fortalecimento da democracia e da nossa combalida, mais forte categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário