terça-feira, 17 de maio de 2011

Visitantes ignoram e levam sacolas

A movimentação nas unidades prisionais durante o dia de visita, ontem, foi considerada normal pela Secretaria de Ressocialização (Seres). Por conta da Operação 100% Legal, realizada pelos agentes penitenciários, o órgão solicitou para que o visitante evitasse levar muitas bagagens. No entanto, malas, sacolas e presentes foram o que mais se via nas mãos de quem foi até as unidades para encontrar algum parente ou amigo. A intenção era que o serviço de liberação de entrada fosse realizado de forma mais ágil, uma vez que a vistoria está sendo feita por policiais militares.

Segundo o superintendente em Ressocialização da Seres, coronel Fernando Melo, nenhuma pessoa foi proibida de ter acesso aos 18 presídios que existem em Pernambuco. “Solicitamos que as pessoas evitem trazer tantas coisas para que o serviço de vistoria seja mais rápido. “Estamos com o reforço da PM por causa da Operação dos agentes penitenciários, mas queremos garantir os direitos dos visitantes e dos presos”, disse. A solicitação tem prazo indefinido, enquanto continuar o movimento dos servidores.


O presidente da Associação dos Agentes Penitenciários (Sindasp-PE), Nivaldo de Oliveira Júnior, lamentou o transtorno refletido nos parentes e ami­gos dos presos e dos próprios presidiários. “O Governo optou por colocar policiais militares, que também estão em movimento para melhores condições e que não são especializados no nosso departamento. Nossa categoria já está em defasagem e passando por problemas graves”, dis­se. Atualmente, são 828 profissionais que atuam nessa área.


Segundo o Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário (Sindasp), seria necessário um incremento de pelo menos 20% nesse número. A atual reivindicação dos agentes penitenciários se dá porque existe uma vinculação da categoria com o Estatuto do policial civil, mas não os mesmos direitos. O salário-base de um policial civil é de R$ 2.440, enquanto o do agente penitenciário é de R$ 1.400. A categoria tem reunião marcada com o Governo na próxima quarta-feira.
Fonte - DP

Um comentário:

  1. QUANDO É COM OS AGENTES ESSE SECRETÁRIO NÃO PEDE PARA DIMINUIR AS SACOLAS, MAS COM A PM ESTÃO CHORANDO PORQUE TEM MUITAS SACOLAS.
    ISSO É PARA ELES SENTIREM COMO OS AGENTES PENITENCIÁRIOS TRABALHAM MUITO E RECEBEM POUCO.

    ResponderExcluir