terça-feira, 17 de maio de 2011

Agentes Penitenciários em passeata


Depois da entrega simbólica das armas e da paralisação de 24 horas realizada no último dia 8, os Agentes Penitenciários de Pernambuco realizaram uma passeata, na tarde de ontem, para dar prosseguimento às reivindicações da classe. Com um carro de som, cerca de 250 representantes da categoria saíram, às 16h, da praça do Derby, seguiram pela avenida Conde da Boa Vista, em direção ao Palácio do Campo das Princesas. A intenção era entregar um documento ao governador Eduardo Campos, onde os Agentes discutiam um parecer, elaborado pela Secretaria de Administração (SAD), que os classifica como “servidores públicos comuns”, e, portanto, “fora do contexto da segurança pública”.

Os servidores do sistema prisional bloquearam uma das vias da avenida Conde da Boa Vista e, somente nas proximidades da rua do Hospício, policiais militares negociaram com os manifestantes a liberação de parte via para que o tráfego de veículos não fosse interrompido. A Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) do Recife também esteve presente, com um efetivo de 12 agentes, distribuídos entre viaturas e batedores com motos. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Prisional de Pernambuco (Sindasp), Nivaldo de Oliveira Júnior, todo o ato foi pacífico.

Sem comunicar oficialmente ao Governo do Estado, os Agentes Penitenciários não puderam entregar o documento para Eduardo Campos, que está em São Paulo, para reuniões com o ex-presidente Lula. Uma comissão com seis integrantes foi recebida pelo gerente geral da Casa Civil, Adilson Gomes. “Eles entregaram o documento endereçado ao governador, que chega amanhã de viagem, e receberá o comunicado da categoria”, afirmou Gomes. Ele ressaltou que, no entanto, “o local adequado para eles fazerem esse tipo de reivindicação é a mesa permanente de negociações, juntamente com a SAD e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), às quais são vinculados”. 

Uma nova rodada de negociações está agendada para amanhã, onde estarão presentes os titulares da SAD e da SDSDH, Ricardo Dantas e Laura Gomes, respectivamente. Na quinta-feira, os agentes convocarão uma assembleia geral para repassar, à toda classe, os pontos discutidos e, assim, decidirem o que farão nos dias seguintes.

REIVINDICAÇÕES
De acordo com o presidente do Sindasp, os Agentes Penitenciários não podem exercer as atribuições da classe - guarda, custódia e vigilância de presos, e o policiamento interno das unidades prisionais -, se não estiverem inseridos na política de segurança pública do Estado. Os cerca de 800 agentes existentes seguem com a Operação 100% Legal, na qual realizam apenas serviços administrativos. Eles reivindicam a equiparação salarial com a Polícia Civil, que, atualmente, tem salários iniciais de R$ 2.440. Os agentes recebem R$ 1.424.
Fonte - DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário