sexta-feira, 4 de março de 2011

Obra de cadeia para 2012

A nova cadeia pública de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, demorou quatro anos para começar a ser construída e será entregue após o prazo previsto. Orçado em mais de R$ 2,9 milhões, o espaço irá substituir a antiga cadeia da cidade, desativada em 2006 por determinação judicial após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Pernambuco. As obras foram iniciadas em novembro de 2010 e deveriam ser finalizadas em setembro deste ano, segundo previsão que consta na placa afixada no local. Mas, segundo o futuro coordenador administrativo da nova cadeia, Guilherme Azevedo, ela só começará a funcionar em 2012. 


“Estamos começando do zero. Não estamos reformando nada”, afirmou Guilherme Azevedo. De acordo com ele, o muro externo está sendo finalizado para, em seguida, dar início à construção da parte interna. O local terá 60 celas com quatro vagas cada uma, totalizando 240 presos. Serão levados para lá presos provisórios das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus e Toritama que estão em unidades prisionais de Caruaru e Limoeiro. A antiga cadeia tinha capacidade para 25 detentos. Quando foi desativada, havia cerca de 105 presos, mais de 400% acima da capacidade. No dia em que houve o ajuizamento da ação civil pública, baseada em inquérito civil público iniciado meses antes, houve uma rebelião e um preso morreu. 

Em relação à capacidade do espaço, Guilherme Azevedo afirmou: “vamos dar uma acelerada nos processos para otimizar as vagas”. De acordo com o titular da 1ª Promotoria de Justiça e integrante da 4ª Promotoria Criminal de Santa Cruz do Capibaribe, Iron Miranda dos Anjos, a inexistência de uma cadeia na cidade atrapalha o andamento dos processos. “Quando tem audiência, os presos precisam vir de outras cidades. Muitas são adiadas pelo não comparecimento deles”, afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário